domingo, 27 de abril de 2014

03 - CADERNOS DO ESCRITOR - AINDA OS 70, DIVERSÃO DAS 19H ÀS 23H

Sim, as festas começavam às 19h/19h30 e se estendiam até no máximo - no máximo mesmo - às 23h, nunca até meia-noite. Chamávamos as tais de brincadeiras dançantes, sendo aniversário ou mesmo sem motivo aparente. Improvisado na sala do anfitrião, ou mesmo na garagem, tinha um produção dentro do que era possível e passível de ser feita.
Música para dançar separado - disco music - que fazia sucesso porque todos dançavam formando uma grande roda. Sem receios, sem vergonha e com muita disposição.

E havia a "sessão lenta", lá pelas tantas, ou melhor, no meio da festa até quase o final desta... Nervosismo de tirar qual menina para dançar. Apreensão em ouvir um não (raro, mas podia acontecer). Como eu era tímido e por certo não estava em primeiro lugar em beleza dentre o sexo oposto, ia com cautela e com certo receio, porém ia mesmo assim. Não havia alternativa - tinha-se que arriscar e convidar alguma para dançar.

Admiração pelo amigo/colega que conseguia tirar qualquer uma delas porque todas aceitariam dançar com ele. Mais masculino que nós no início da aparição das características de macho - puberdade - Fernão tinha barba já aos 13 anos! Eu e todos os outros da faixa dos 11-13 anos ainda mal tinham pelos lá embaixo. Pelo menos eu não os tinha. Nosso "ídolo" já se barbeava 2 vezes por semana e quando nos contava isto ficávamos ouvindo atentamente. Pensava "quando eu vou fazer?".

Teve um beijo também bastante intenso para os nosso padrões em uma das festas que ele e a menina loira de olhos azuis deram (sim, é um clichê, um lugar-comum e etc). Causou uma sensação e foi o comentário da festa e na segunda-feira na aula não se ouvia outra coisa. Os mais atrasadinhos demoraram mais a beijar. 

Eu pertenci a este grupo e só aconteceu mais tarde com uma menina, ambos com 14 anos, perto do muro da escola onde ela estudava, depois da aula, fim de tarde (haveria uma festa no sábado seguinte). Interrompemos quando ouvimos o carro, um Corcel 2portas, estacionar logo virando a esquina. Afastamo-nos.
--- É meu pai! Disfarça!

Nenhum comentário: