sexta-feira, 12 de abril de 2013

07- CARTA DO SUICIDA: AOS LIVROS DE AUTO-AJUDA

Reprodução [sítio abaixo]
Primeiro que é um porre sem tamanho. Parece coisa de "woodstock não acabou". Os 'livrinhos' de auto ajuda, é destes aos quais me refiro. Vendem como pão quente na padaria e as livrarias dedicam espaço nobre de seus estabelecimentos para os tais 'livrinhos' adorados.
"Aja, mude de atitude. Pense positivo, repita várias vezes por diz X frase/mantra, medite. Deixe o sol entrar em sua alma e aquecê-la. Tudo acontece no tempo certo, quando estiver preparado para receber". Além do mais, aquecimento prévio, só no prato mesmo.
PQP! Que coisa mais chata esta história de positividade-fé a ser alcançada; sim, porque os autores unem os tais conceitos e demandam que nós façamos uma coisa pela outra. Tenha dó, que coisa mais "tatibitáti", uma coisa pueril, atroz, que me fez sentir um idiota de quatro costados. Subestimar minha inteligência? Só pode ser isto.

Receber o quê? Preparado para quê? Quando vai acontecer? 
PQP! Que texto mais para criança recém alfabetizada, ora! 
Eu é que desejo, faço e me preparo quando eu quiser, quando julgar mais conveniente para mim. E até parece que tudo de bom vai acontecer por eu ficar proferindo alguma frase impactante. Só pode ser para rir até perder o fôlego!
Então, para os ateus - que "tenham piedade deles" - restam o insucesso e a infelicidade geral nestes tempos sombrios para todos? Ou o que? Estão fadados para toda a eternidade a vagarem colecionando infortúnios?
Até parece que é isto?
Vi - e vejo até hoje - tanto ateu nesta vida se dar muito bem e tanto religioso se foder de verde-e-amarelo . Assim como muito crente FDP e muito ateu que faz mais o bem do que qualquer outro que tenha fé/positividade em algum deus.

Eu não quero ficar na dependência de deus algum e agradecendo ou culpando por um motivo qualquer. Que caminho é este a ser trilhado?!
Eu determino meus rumos. Há interferências dos outros, claro... Mas começa por mim.
Ter que ficar rezando, ajoelhando, crendo em A ou em B pensando... Ques coisas mais enfadonhas de se fazer (porque ainda tem esta de que quem crê em A se acha superior a quem crê em B, e, é óbvio, a recíproca é verdadeira. Não creia em nada!). Muitos destes crentes julgam os outros sem piedade, causam o mal e depois vão lá pedir perdão porque perderam as estribeiras antes. Para quê mesmo? Para poderem dormir em paz pensando em sua fé e em sua positividade? Como uma meditação que não tem mais fim?
Muitíssimo obrigado, estou bem assim sem o maravilhoso mundo dos livros de auto ajuda. Aliás, distância bem grande deles. Socorro mil vezes (uma vez ganhei um porque a pessoa pensou que eu estivesse precisando: joguei no lixo assim que virou as costas, nem li a dedicatória)!

http://writers-salon.com/category/self-help/

Nenhum comentário: