sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VIAGEM XCI - BURACO DE TATU

Reprodução [sítio abaixo]
Túnel, terra, tríade pelos caminhos do interior nos arrebaldes de São Paulo. Tempo de calor e sol da tardezinha.
Terra no túnel, escuro, tom avermelhado, parecido com ele: incomum em uma grande cidade feita a que mora, porque também eram únicos.
Trovão, um temporal no trajeto de retorno pelo serviço tão bem executado e de bom rendimento.
Túnel urbano, concreto, barulho sufocante como uma quente noite de verão, as suas preferidas entre todas. 
 
Dirigindo mansamente até sua casa, ainda um pouco longe, braço para fora, cigarro, rua estreita e atento ao bêbado na calçada vendo seus movimentos em relances. Assentiu a ele mesmo que o infeliz bêbado estava feito gambá. Viu-o caminhar gesticulando e falando em voz alta com alguns de seus 'sabe-se lá o que' - os prováveis demônios que muitos dos 7 bi têm e fazem de conta que não têm este mal nas mentes. Bem devagar em segunda marcha àquela hora e não é que o pária da sociedade quase se arremeteu em direção ao semi-novo sedã de velho? Ficou volteando os braços para trás; nada resolveu e por fim cai na rua de joelhos. E o xingou e muito com os palavrões todos.
Na hora que ele toma tento da situação, conseguiu desviar-se do mesmo e por pouco não bateu no importado da direita, estacionado, último ano, conversível, de bacana.

"Mas este maltrapilho fedorento me mata do coração! Que susto dos infernos! Porque ele não volta para o buraco de onde saiu? Porque ele não se enterra nesta porra de buraco que deve morar? Filho de uma peçonhenta pessoa. Que susto, eu podia tê-lo matado, assim, em alguns segundos. Alcoólatra dos infernos. Deveria morrer, mas não assim! Que susto incrível! Cadê meu cigarro? Ainda bem que eu tive um reflexo rápido, porque senão ia ser uma dor de cabeça. Aqueles dois caras, companheiros do pinguço, viram tudo o que aconteceu. Cachaceiro! Podia ter matado e ainda quase porrei no meio daquele 'carrão', caro que vale uns cinco do meu".

Olhou pelo retrovisor e o esfarrapado ainda fazia obscenidades com a mão para ele. Virou à esquerda pela avenida República do Líbano tentando se esquecer do susto, fumando e comendo um chocolate mole em barra e por uns 10 minutos fez tudo compulsivamente; então passou (alterara-se como há muito não ocorria).
Tempo, ganhou tempo pegando o túnel do piloto e na transversal tomou o rumo de sua casa, três quadras dali.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/na-toca-de-antigos-tatus/

Nenhum comentário: