domingo, 11 de novembro de 2012

57 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - FAZENDO-SE NOTAR: ESPELHO

Reprodução [sítio abaixo]
Certa vez, durante um daquele sábados que parece que só mesmo São Paulo tem - em pleno novembro, temperatura de maio, nublado e um certo frio -, ele se mede dos pés à cabeça e observa todo seu corpo pelo grande espelho da porta do armário embutido, com tamanho gigante em retângulo. Não que seja propenso a este tipo de vaidade, que ele julga menor, mas ele vive em um mundo que julga muito a tal vaidade no sentido de estética exagerada (qualquer uma, não apenas as de linhas apolíneas; diferenças são, em certas ocasiões, apenas diferenças...).
E são de todos os tipos: intelectual, financeira, física, de força, e tantas outras. 

Olhando pelo espelho ele nota, com certo atraso ou desleixo, que seu corpo passa por modificações ao longo das 4 décadas de vivência neste pedaço de terra. Algumas partes mantém-se intactas, mesmo com as tais décadas, como por exemplo os pés - motivo de gosto para ele - que nunca tiveram unha encravada nem outros problemas inerentes; verdade mesmo é que os acha bonitos e um tanto rudes, toscos, algo "neolítico". Subindo, pelas panturrilhas... Hum, hoje são melhores de quando estava no ginásio (é, ele é deste tempo de nomenclatura), em razão de ter sido corredor durante uns anos na faculdade. Treinava os 110 metros com obstáculos. Hoje são fortes na medida, condizentes com o restante. Condizentes? Vejamos mais para frente...
De cueca cinza, modelo sunga, sua observação caracteriza-se pela tenacidade.
Hirsuto não é, mas têm pelos como qualquer homem na medida, na média que existe por aí; nas pernas são mais adensados e encaracolados em tom castanho escuro.

Enquanto se observa com vagar e precisão, os outros dois habitantes do castelo invencível, se esbarram próximos a ele e iniciam mais uma das brincadeiras matinais: é o horário no qual ambos estão mais ativos e Felino, mesmo com idade avançada já em anos, dá chapéu atrás de outro no Rex, o jovem com gás todo. Rolam pelo chão da sala e Felino sai em disparada. Rex nem sempre consegue alcançá-lo. E é bom que o conselheiro-mor não deixe, porque o príncipe se joga em cima e fica mordendo sua orelhas. Nunca houve desgaste nesta relação porque parecem que tanto um quanto o utro sabem dos limites que suportam. 
A cena sempre o diverte e hoje ele ri muito, porque Felino deu um leve vacilo e Rex então o abocanhou pelo rabo. Rolam pelo chão do quarto, perto dele.

--- É pelas pernas, eu acho até que poderia sair por aí mais, de bermuda ou shorts. Estão bem plantadas, feito poste quase e disto eu não posso me queixar. Brancas como o resto do corpo porque não vemos areia, nem sol, nem piscina há algum tempo. Bem, nem gosto disto. São boas, parecem mesmo. Eu gosto. Combinam com os pés meio magros e ossudos. Flexionando posso ver a batata se fazendo presente. Delineadas, ok! Pensar que eu nunca joguei bola... As coxas são "ok" e só, nem muito, nem pouco.
E ri dele mesmo.
Com a segunda xícara de café puro na mão, ele continua a análise, nem tão desencanada assim como ele mesmo deve pensar. 
Subindo a coisa toda pode melhorar ou piorar...

Acima das coxas, no seu pau, tudo ok, mesmo que não o use há tempos; não está adoecido fisicamente, a coisa é outra. Nem mesmo circuncisão sofrera, quanto mais doenças venéreas e congêneres. "Está de quando você veio ao mundo hein, 'camarada'!". Quanto ao fisiológico, sim, ele está com sua fábrica de prazer legitimamente intacta e que deve manter-se assim por hora - leia-se por sem saber por quanto... O que balança em par... Balançando permanece, como coadjuvantes principais, ou melhor, co-protagonistas, de filmes que atuara no passado (seus amores, seus encontros casuais).

Logo por ali, acima do púbis, uma concentração maior de pelos, sem ser uma mata fechada, o que deve ter vindo dos dois lados da família; de quando em vez, dá uma aparada para que os fios não se embrenhem demais uns nos outros. A cicatriz pegada ao umbigo - um corte em um acidente quando criança - fechava com chave não sabe se de ouro todo o quadro do baixo-tronco. E o abdômen com uma pequena camada de gordura que adquirira ao longo da comilança de porcaria diurnas e refrigerantes noturnos, em permanente vigilância. "Tudo, menos barriga de homem que bebe cerveja em pé na porta com os botões da camisa mal se fechando. Isto é mesmo uma grande derrota, o que descombina com minha pessoa". 
Marca de sunga nunca tem quase nada, quer dizer, teve uma época que encanara em tê-la, e ele, parecido com um alemão tropical de branco que é, deveria ter marca  de sol para destacar as partes proeminentes escondidas quando às claras. Gostava de sol, mas de ficar na praia... Faz tempo que assumira sua brancura mais que paulistana.
Mexe os braços, dá uma volta e abraça o ar. Tudo isto ainda à frente do espelho para reparar no corpo todo com atenção redobrada; retorce-se, agacha. Nada de pele caída nos bíceps e tríceps que guardavam um pouco da tonicidade.

Barba cerrada, "um arame farpado!" quantas vezes ouvira... Pelo meio das maçãs destacadas até para baixo do pomo-de-adão, espraiando-se desde que começara a puberdade. Por outro lado, as entradas nos cabelos, antes avançando cada ano que passava, agora parecem que estancaram, com os fios brancos lutando para se destacarem entre os castanhos que insistem em ser maioria - na última vitória.
Nota também que a quantidade de pelos nos ombros vem aumentando um tanto desde que começou a notar alguns anos atrás; assim como nas orelhas: quando vê um, arranca veloz e sem dó. Suas costas, de largura média, apresentavam pequenos problemas de dores, ainda mais quando passava horas digitando e lendo: tudo parecia se esticar com uma faca cutucando ali, logo abaixo do pescoço.

Os bichos se aproximam reclamando atenção e carinho. Bem que ele tenta continuar o estudo de si próprio ("e quem mais?"), mas com aqueles bichos se enroscando nele, a coisa toda torna-se impossível. E ele sorri para os 2. 

http://www.customworldbedrooms.co.uk/blog/index.php/category/sliding-doors/

Nenhum comentário: