sábado, 20 de novembro de 2010

NOVEMBRO - ÁGUAS DE MARÇO

A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO PRODUZIU SUA EXPRESSÃO MÁXIMA
Não, nada a ver com as chuvas que devem começar a cair logo, logo. 
Sobre a letra do Tom. Ouço agora a versão com ele, Chico, Caetano e o Quarteto em Cy.
Para mim, é o primor absoluto da língua portuguesa. Na verdade, isto vem 'sendo achado' por mim faz tempo de anos, quiçá décadas...
E olha que são muitas as músicas que são primores rígidos e absolutos da mpb; explicando que por mpb eu agrego a mesma, o rock, o samba, pop, balada, de raiz...
Feita então esta ressalva, reitero, repeito e nuca me canso de proclamar que esta letra é a minha primeira. Sem exageros, claro. E claro também que existem outras que estão ali, bem pertinho, bem grudado... (risos).
"Águas de Março".
Verdade, alguns detratores podem achar que não é nada mesmo original. E não é mesmo. E daí? A questão não é a originalidade da escolha, é a originalidade dele, do autor.
O idioma de Camões nunca foi tratado com tanto carinho e firmeza. Traz palavras não muito usuais, as muito usuais com repetição de fonemas e letras:
é peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o Matita Pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira não queira
R, EI, C, N, M, EIA
(sem citar que estes versos revelam também um conhecimento e tanto sobre folclore brasileiro; Tom, um estudioso, além de maestro....).
Não é apenas um amontoado de palavras/fonemas que me fize escolher esta. Também é por isto. Mas a letra denota um encadeamento de ideias referentes à existência humana e seus valores e os anseios advindos.
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
Aqui me sugere que primeiro ele falou do fato consumado (passarinha na mão...) e depois do objeto a ser acertado (ave no céu...).
Poderia aqui ficar a falar um sem-fim de argumentos baseados no estudo que comecei a fazer agora - de um proejto de analisar letras de músicas da mpb e afins - e mais ainda, no que se refere à letra - e à canção, claro - desta música. Olhando vemos que as rimas são de efeito sonoro absoluto e perfeitas. E a métrica? Andei contando e vi que a maiora tem 14 'divisões' (não me lembro do nome... acho que não é sílaba...), ou seja, são maiores que os dodecassílabos.
Que bom que sou falante e ouvinte do português. Esta língua é do cacete!
Só que antes de parar, eu não vou deixar de citar os meus versos preferidos, que me chamam muito a atenção dentro os vários, são aqueles que dizem:
"é o projeto da casa, é o corpo na cama, 
é o carro enguiçado, é a lama, é a lama".
Valeu pela atenção.
(o marcador é de um vídeo de 1974 com o Tom e a Elis - incrível !!!)

Nenhum comentário: