segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CIDADES DA EUROPA

MILHÕES DE HABITANTES
Olhando o mapa urbano do Velho Continente, daquela parte da Eurásia, pode-se notar que grandes cidades na Europa são em pequeno número se comparadas à Ásia, América e mesmo África. A Oceania fica de fora porque tem somente 5 cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
Já na Europa, muitos países possuem cidades "milionárias", mas em geral são apenas as capitais. Vejamos: a França, o Reino Unido e a Polônia - para citar alguns dos mais populosos - só detêm as respectivas capitais Paris, Londres e Varsóvia dentre as que tem 1 milhão.
Países como Romênia, Áustria, Bulgária, República Tcheca, Sérvia, Bielorrússia e Hungria apresentam suas capitais com cifra maior que o milhão, tão-somente. Em Portugal, na Croácia, na Grécia, na Irlanda, na Holanda e na Suécia, para citar alguns países, nenhuma cidade atinge a cifra (aqui não estou me referindo às regiões metropolitanas e sim ao valor da territorialidade).
Do outro lado, vejamos: Rússia, Alemanha, Itália, Espanha e Ucrânia são os únicos países a terem, além de Moscou, Berlim, Roma, Madri e Kiev, cidades de mais de milhão. 
- Rússia, país com cerca de 100 milhões de habitantes na parte europeia, tem Moscou, São Petersburgo (3ª > do continente), Kazan, Samara e Rostov Don.
- Alemanha, com 82 milhões, Berlim, Hamburgo e Munique
- Itália, com 61 milhões, Roma, Milão e Nápoles (algumas estatísticas incluem Turim)
- Espanha, com 45 milhões, apresenta Madri e Barcelona
- Ucrânia, com 46 milhões, tem Kiev, Karkov, Dnipropetrovs'k e Odessa.
E tem claro, Istambul, cidade dividida em dois continentes, maior da Turquia, com quase 10 milhões, rivalizando com a capital russa o primeiro lugar.
O que a gente pode perceber é que cidades médias predominam com relação à cidades grandes; mais ainda, são as cidades pequenas que concetram quase 1/3 da população da Europa. E que grandes urbes (sem regiões metropolitanas) se resumem a Moscou, Berlim, Madri, Londres e São Petersbugo - são as únicas a passar da cifra dos 3 milhões (Roma tem 2,8 mi, Kiev 2,6 e Paris 2,3).

Nenhum comentário: