quinta-feira, 8 de outubro de 2009

REDE URBANA BRASILEIRA

MUNICÍPIOS COM MAIS DE 300 MIL
Ainda sobre as estatísticas, ou melhor, projeções/estimativas, do IBGE para a população desta que é a República Federativa do Brasil, eu quero aqui escrever um tanto sobre a rede municipal focando em alguns estados e o número de cidades de porte médio para cima.
Nestes tempos de ufanismo exacerbado (como se todo ufanismo não fosse exacerbação...), cujo presidente Lula e aquele presidente (tendencioso até o último tique) do COB e seus cacoetes bizarros não se cansam em afirmar que o Brasil entrou no rol dos países que são potência, convém voltar a fincar os pés no chão e tratar de temas mais concernentes ao presente. Pior que o cidadão que menospreza o chão de nascimento é aquele cidadão que exagera em afirmar que o país – no caso o Brasil – resolve seus problemas em curto prazo com Olimpíadas e Copa do Mundo. Preparem-se para o bombardeio da mídia: vai ter uma hora que iremos nos cansar.
Voltando. Para agosto de 2009 o IBGE prognosticou que o Brasil possui em seus 8,5 milhões de km² 81 municípios com mais de 300 mil habitantes, base para que estes sejam classificados como de porte médio.
Dos 81, mas uma vez o estado de São Paulo detém a primazia na lista: aqui em terras bandeirantes estas cidades chegam a 22. O Rio de Janeiro com 9 aparece em segundo lugar secundado por Minas Gerais com 7. Depois há uma surpresa: quem vem a seguir é o estado do Paraná que emplaca 5 municípios na lista dos com mais de 300 mil. E, ao contrário do que ocorre em SP e RJ onde o segundo maior localiza-se nas respectivas regiões metropolitanas (como Guarulhos e Duque de Caxias), é no interior da Terra dos Pinheirais onde podemos encontrar Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Rio Grande do Sul – e outra surpresa – Pernambuco e Espírito Santo figuram todos com 4 municípios com mais de 300 mil habitantes. Interessante notar que o ES não apresenta nenhuma cidade maior que 500 mil, entretanto na Região Metropolitana da capital se encontra a Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha (a maior cidade do Estado), ou seja, os quatro listados. Nem a Bahia, cuja população é pelo menos 4 vezes maior que a do território capixaba, exibe tal façanha: além de Salvador, apenas Feira de Santana e Vitória da Conquista adentram na lista. Para finalizar, Goiás com também 3 - Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis - empata com a Bahia.
Ficou assim então: SP 22; RJ 09; MG 07; PR 05; RS 04; PE 04; ES 04; BA 03; GO 03.
Lembrando que o Brasil tem 273 municípios com mais de 100 mil e 134 com mais de 200 mil. Já os maiores de meio milhão somam 40.
Depois discorrerei sobre os maiores do interior do Brasil.
(só para esclarecer: nas contas sempre incluí as capitais dos Estados)

Nenhum comentário: