segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MARE NOSTRUM - I

ROMA, NOSSOS ANTEPASSADOS DO LÁCIO QUE NOS FORJARAM: O MUNDO OCIDENTAL
Escrever sobre o nascimento e a subseqüente história de Roma lá no longínquo ano de 753 a.C. requereria anos de estudo em universidade e coisa e tal. Não sou historiador, sociólogo ou antropólogo. Apenas mais um admirador da vasta civilização formada no entorno do mar Mediterrâneo e que alcançou o mar do Norte, o mar Negro e por um período de tempo, o Cáspio localizado na Ásia Central.

Roma foi fundada como uma monarquia, que passou à República e que se tornou império novamente. Durante os quase 600 anos que a civilização romana se iniciou e dominou boa parte do mundo conhecido foram gestados costumes, heranças “modus vivendi” e “modus operandi” que perduram até hoje. Para usar um exemplo bem clássico – mas não único – temos hoje o que é nosso direito baseado no Direito Romano.
Claro, fui econômico no tanto que Roma nos deixou como legado porque o idioma latino, creio, seja mais preponderante de todos (literatura, militaria, história, escultura, costumes...)
E vou voltar ao assunto em breve.

Mas ainda fazendo algumas considerações, o século de ouro do Império se deu em um período de aproximadamente cerca de 160 anos ou mais; que vai do século I (Trajano é o grande nome e Adriano, seu sucessor dotado de rara inteligência) se estende pelo século II até um tanto pouco do próximo. Da Síria até a Britânia (com a capital Londinium fundada pelos romanos), da Mauritânia Tangitana até a Dácia (quase na Ucrânia nas fronteiras de hoje), passando pela planície húngara, pelas quase desabitadas terras do Épiro, pelo arenoso Egito e Arábia, os governantes souberam por um bom tempo amalgamar todos estes povos tão díspares entre si.
Roma (para mim ao lado da Grécia Antiga) é a civilização que forjou/moldou o que é hoje a civilização ocidental (para o bem e para o mal). Um verdadeiro entusiasta se encontra aqui. Os romanos foram os senhores do mundo.

(a legenda do quadro está logo aqui nos marcadores de postagem)

Nenhum comentário: