sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ELEIÇÃO 2010

DOS CANDIDATOS, APOIOS E TODA A SAFADEZA QUE ELES COSTUMAM FAZER
(atenção eleitores, falta um ano só!)
E o jogo da sucessão presidencial? Deve acontecer uma carnificina pela disputa de apoios enquanto as dezenas e mais dezenas de milhões de brasileiros passam ao largo da competição. Vorazes comensais, estes políticos – sim, aqui vou generalizar sabedor que possa estar incorrendo em grotesco erro – desejam, e alguns desejam a qualquer custo, estar no poder ou então permanecer nele grudado como um parasita que não se desprende do hospedeiro. Assim, como exemplo, é o PMDB que desde 1985 está mamando no poder, seja lá quem estiver na cadeira do Alvorada.
Maior partido, com a maior bancada no Congresso, com o maior número de prefeitos eleitos em 2008, tem um poder de fogo que faria inveja aos imbecis da Al Qaeda e a sua corriola de seres bizarros.
O apoio do PMDB então é vital para eleger a sucessora do boquirroto Lula (aquele presidente que fez tudo o que o Brasil tem de bom. Lembra o Maluf: “Serra da Cantareira? Obra de Maluf”, ou “Oceano Atlântico? Obra de Maluf”) e ele assim o fará. Entretanto, faltou combinar com os 27 diretórios estaduais espalhados do RS à RR, da PB ao AC. Em muitos destes há sérias divergências quanto ao irrestrito suporte que o PMDB dá ao lulo-petismo na Câmara/Senado. No Rio Grande do Sul, em São Paulo, na Bahia e em Minas Gerais, só para citar, por hora, as lideranças respectivas estão mais propensos a desembarcar na candidatura tucana, seja o ungido o Serra ou o Aécio. E notem que são 4 estados que reunidos detêm mais de 40% do eleitorado.
Vejamos como vai se portar a biscate da hora: a noiva PMDB.
Outro apêndice no mínimo sem pé nem cabeça é a possível candidatura do Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do Estado de São Paulo. Este é outro falastrão que se excita ao criticar a elite paulista chegando às raias de vociferar e esbravejar que esta mesma elite “atravanca” o desenvolvimento do país. Bem, e lá no Ceará? Ele não é elite? O irmão não é o governador? Ao que me consta, há muito que realizar lá na terra de Peri.
E um adendo: se ele transferiu o título do CE para SP... Então, os cearenses possuem um deputado a menos, 21 agora. Queria saber do Supremo Tribunal eleitoral... Isto pode? Estranho. Muito estranho.
O que me acalenta um pouco é que impossível que nenhum eleitor do Ceará, estado de belezas naturais e de um povo que trabalha de sol a sol enchendo de orgulho este país, se posicione a respeito.
Quanto à parte do título – as “safadezas” – bem... Nossa! Seriam tantas as escritas aqui que mesmo que eu ficasse por horas escrevendo não conseguiria reuni-las em um dia só.

Nenhum comentário: