domingo, 28 de fevereiro de 2016

43] CENÁRIO SP - NO VALE: QUANTO VALE ELE NÃO SABE

Reprodução - Arquivo pessoal, Vale do Anhangabaú
Entre rios e vales, São Paulo tem águas que desconhecemos; aterram quase todos os córregos. Ele aterrou demais o passado, pessoas também, muito mais que os 7 palmos debaixo da terra. isto vale para a tal mula da tal música sertaneja (a legítima) cantada há décadas. 

Regressando... No Vale do Anhangabaú, imenso, ventoso, palco de tantas manifestações por décadas - as alegres, as de protesto, as de luta ferrenha -, passam, passeiam, trabalham tantos paulistanos. Da Rua Formosa, pequena, ele pode ver o alto: os prédios famosos dos modernos aos históricos, árvores e esculturas algumas. 

Olhando para cima, para os lados e para o chão tem gente que vai e vem. Aos montes (não poderia ser diferente: qual lugar na Pauliceia que não há gente indo e voltando, volteando, mudando de direção?). Carros que correm ao lado na grande via embaixo do viaduto; e as pessoas que ziguezagueiam tão atarefadas, mas que por vezes, param, conversam e paqueram. Ele vê beijos e abraços em alguns pares

Pelas pernas retas e eretas, ele cumpre sua função no dia a dia da maior metrópole do Hemisfério Sul, maior metrópole falante do camoniano, maior metrópole industrial/comercial/de serviços da América Latina e também do hemisfério. 
Ele é apenas mais 1 cara por aqui. 

Vale por ele, vale pelo sacrifício e vale trabalhar no imenso Vale do Anhangabaú: o tal coração do poder na cidade alfa. Vale muito para ele morar aqui e trabalhar por aqui: nem moço, nem velho, nem feio, nem bonito, mais alto que baixo, mais magro que gordo, ele é mais "uma pessoa comum, um filho de Deus" como os 12 milhões que transitam em São Paulo. 

Vale escrever que ele se tornara valioso como nunca para si próprio ao longo de sua vida. Encontrara-se nas andanças tantas que realizara até aqui. Dias atrás mesmo, juntara-se para compor a dualidade e afastar (um tanto) a solidão que ele até então achava que valia mais do que qualquer companhia. Vale dizer, de novo, que ele não sabe até quando tal junção vai valer. 

---- Mas está valendo. É só mais uma coisa que não sei.

Nenhum comentário: