quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

VIAGEM CCLXIII - SÃO PAULO-LISBOA-LUANDA: A CONEXÃO

Arquivo Pessoal - Av. 9 de Julho, São Paulo
De São Paulo para Lisboa, passando por Luanda, volta-se descendo ao Atlântico do lado de cá, para a Pauliceia dos quase 12 milhões, maior urbe de falantes do português, uma das maiores do mundo. irradia seus sóis por todo Brasil, por muitas outras terras. 
Conexão com Lisboa, a primeira capital deste mundo de lusofonia, lá pelos idos do século XIII firmou-se como tal e, depois de uma/duas centenas de anos construiu um mundo que até então "não existia". 

Chegaram seus habitantes aos quatro cantos do redondo do planeta; país retângulo europeu debruçado para o novo, para o grande oceano de tantos segredos e mistérios: muitos Portugal desvendou.
África (Luanda, a grande metrópole camoniana do continente), dos dois lados, ilhas, nacos maiores e menores do continente-origem da espécie homo sapiens sapiens. Pelo litoral, recortando as costas, para lá, para cá. Rumaram para dentro, avançando expandindo o som das palavras em português, o dioma cantado e belo - o mais de todos. 
Foram ainda mais longe: Ásia e recomeçaram tudo de novo; os primeiros a chegar no Japão longínquo.

Luanda-Lisboa-São Paulo + Maputo, Praia, São Tomé + Praia, Macau, Goa + Belém do Grão Pará, Damão, Mascate e + tantas.
Que conexão é esta ainda pouco explorada?
Que resignação é esta ao universo anglo-saxão?
Ódio? Não.
Inveja? Não!

Lisboa+São Paulo + Luanda = a tantas coisas, gentes, sons, cores, hábitos, belezas, sabores que ele não conhece.
Vontade ele tem de unir os 3 pontos, conectar para que se conheçam mais, que saibam mais das semelhanças muitas, das diferenças que podem conhecer.
São Paulo, a capital do Brasil da oportunidade, da diversidade. É esta a cidade que deve dar o parâmetro para esta confluência de linguajares, de habitantes que unidos são pela língua portuguesa (de africanismos, de tupi-guarani "ismos" e toda a influência de latinos outros idiomas - e de qualquer outra influência... Porque somos antropofágicos desde 1922). 

São Paulo merece e deve a Lisboa, a Luanda, a Maputo, a Macau, a Málaca, a Dili e Bissau o protagonismo do novo levante da língua. 

Nenhum comentário: