sábado, 4 de janeiro de 2014

VIAGEM CLXII - ESCOLHAS ANTES DO FIM

Reprodução [endereço abaixo]
"Obrigações.
Obrigatoriedade.
Obrigar.
(compromissos)
Cumplicidade.
Os cúmplices.

Escolhas de antes que não servem mais a ele.
Escolhas de agora. Antes que seja chegado o fim de tudo.

Por aqui, ele vê que, de verdade, não vale mesmo o esforço que poderia fazer para cercear e conquistar sua atenção e logo após, conquistar pelo que ele é. Não, ficam muito distantes tais certezas de êxito porque cada um é do jeito que cada um é: parecidos, mas com diferenças únicas.
E para que tentar?
Para que entenda que é tudo compromisso e que, portanto, sendo assim, as diferenças de pensamento tornam tudo inglórias tentativas, já perto do fim.

Daí foi que entendeu - "é melhor pensar depressa e escolher antes do fim" como diz a música de RC/EC - que a vida leva, e leva feito onda de maremoto, sem que eles possam controlar tudo e todos.
Antes do fim ele tomou a decisão. O fim é aquele momento que iria sofrer, cansar-se de sofrer, aquele momento que iria pensar no que fez de errado, no que não fez, tentando procurar uma solução para resolver torrencialmente a aridez de coração alheia - específica. 

Onde se lia obrigações, ele lia consideração; onde se pensava obrigatoriedade, ele pensava cumplicidade. Versões distintas de sentimentos "geograficamente" próximos em cada cérebro e coração, delimitados como melhor apraz a cada ser, incluídos os maleáveis e os turrões jumentos empacados - que nunca mudam.

Resolvido, escolheu mesmo antes do fim algo que fadado estava a não dar certo; feliz com o pensamento rápido, notou que tornava-se um homem melhor e mais ciente de suas dores e prazeres; sobrevirá, com paciência, coincidências de pensamentos e sensações: deve ser onde fica a felicidade me dividir a vida com alguém que se escolheu - antes do fim. Porque quem demora e escolhe somente fim, atrasar-se-á e acostumar-se-á ficar estagnado, dentro da zona de conforto de eremita ("e existe isto: conforto para eremita?", perguntou em pensamento).

Feliz por se adiantar ao fim, por ter dado um nó no passado e na escolha errada. Ele começa uma nova fase: a das escolhas antes do fim".

http://twistedsifter.com/2010/06/picture-of-the-day-june-16-2010/

Nenhum comentário: