sábado, 8 de dezembro de 2012

VIAGEM XCIV - ENJOO NA FRENTE DA CÂMERA

Reprodução [sítio abaixo]
E se um dia lhe perguntassem o porquê de fazer o que faz, de realizar seu trabalho como Caxias, de nunca perder a mão, de sempre estar disposto e nunca, mas nunca, lhe faltar energia para executá-lo todo o dia e até aquele dia que ele deve ir desta para uma muito melhor.. Com a mansidão que lhe é bem própria, ele responderia rápido com poucas palavras, das milhares que conhece.

"Eu tenho enjoo", é a frase.
"Porque? Quer saber mesmo? Porque são tantos os motivos que dão enjoo e só um me bastaria para fazer tudo aquilo que eu faço e faço com muito afinco".

Pensando por alguns segundos, ele então, em frente à verdadeira câmera digital de posterior geração, acenderia um cigarro, um pigarro indefectível e desfiaria todo o seu enjoo para ser gravado.

"Eu tenho enjoo dos homens, das mulheres, das crianças, dos jovens, dos adultos e dos velhos... Bem, confesso, é mesmo um enjoo da humanidade como um todo mesmo. Você ainda que saber o porquê? Bem, de uma coisa só eu me arrependo: de não ter nascido antes e de morrer antes do que é necessário para fazer uma limpa neste planeta. Se eu vivesse mais, ou ainda, se eu não morresse... Também me arrependo de morrer quando acontecer. Não é medo, nem vaidade de estar vivo, menos ainda de querer ser um morto-vivo, um vampiro o cacete a 4. 'Filminho' para adolescentes chatas e que gritam. Porque sei que vou morrer antes de realizar nem um décimo. Sabe... Às vezes eu penso que deveria ter uma ajuda, formar uma equipe 'dinâmica', agir em dupla ou em trio. Alcançaria mais resultados, verdade; mas analisando por um outro viés, acho que enjoaria também. Cansar-me-ia de ter que fazer reuniões, estabelecer áreas, modos e mais o cacete a 4. Também enjoaria, é certo".

Um bom gole do velho conhaque que ganhou como herança de seus trabalhos, quando escolheu um destes figurões que fazem milhões de dólares da noite para o dia. Claro que a garrafa veio antes do tal figurão processar em seu cérebro estatístico o que iria lhe acontecer. Verdade que ele nem soube. O conhaque espanhol minguava à metade.

"Eu não bebo não. Antes de sair para fazer o que faço: de jeito nenhum; depois é depois... Agora, esta porra de bastonete de nicotina acompanha-me sempre. Sim, vamos voltar ao enjoo. Acabei me desviando do assunto e você quer muito saber, não é câmera? Quando eu leio jornais e todas as mídias, quando eu vejo TV eu enjoo, quando eu saio à rua, já saio com um remédio para o fígado, para ele se aquietar. Sim, é um enjoo do que eu vejo e do que ouço. Algumas vezes - e aí dedico redobrada atenção - tenho também enjoo quando um dos homo sapiens sapiens me toca ou esbarra, voluntária ou involuntariamente. Para estes eu hei com presteza cirúrgica".

Sinal vermelho de que a câmera estava nos estertores de sua bateria, a única no momento porque não se lembrara de recarregar a outra. Deveria ser conciso sem faltar nenhum argumento para satisfazer a curiosidade de um personagem que não era ele.

"Eu tenho enjoo, eu quase vomito, pelos seres que infelizmente povoam esta porra de planeta: os ricos, os pobres, os pequeno-burgueses - esta é marxista hein câmera -, dos mestiços que se reproduzem... Aliás, como colocam filhos neste lugar né? Tenho enjoo dos homens de todas as cores e do resultados de suas cruzas. Dos bandidos que se julgam acima do mal, daqueles da periferia que odeiam a riqueza, mas que queriam muito ser ricos e destes, com a empáfia bem característica dos endinheirados, eu me nauseio com frequência. Quando termino com deles, vomito na cara. Da ditadura da estética fútil e o $ gasto, da feiura que assusta... Opa, quase arriando a bateria. Depois continuo então Apesar que me fiz entender".


Depois da gravação, ele foi tomar um banho porque o calor na antropofágica São Paulo amolecia qualquer miolo decente o mínimo que fosse. E anuiu que fazer história passava longe do que ele realizava e, que seu intento e seu decorrente trabalho, ao contrário, acabaria com a história de muitos daqueles que lhe provocavam enjoo. 

 http://blog.healthtap.com/topic_f.html

Nenhum comentário: