domingo, 26 de fevereiro de 2012

VIAGEM XXXVI - CERTEZAS PARA MELHORAR O MUNDO

Reprodução
Quais suas certezas (as dele, claro!), mas daquelas que todos têm e dizem que não têm quando confrontados com relação às mesmas por alguém que chega perto daquilo que mais nos doi? 

(e quem há de ser esta pessoa?)

Para ele, todas suas certezas são psicóticas, como a Terra a girar ao redor do Sol.
As certezas psicóticas são então modos de defesa, como um casco duro, mais duro que aço, como um diamante mas sem o brilho da pedra rara. Funciona.
E o casco não pode fazer você andar devagar por aí porque há sempre, entre os prepotentes, os mais velozes que passam por cima como em um piscar de olhos de um homem invadido TOCs.
Ele possui as dele - as certezas - e são em número crescente, transitando-o em um terreno de areia movediça que por mais que tente, chafurda, chafurda até o pescoço. Sói que ele crê que as tais certezas psicóticas adquiridas ao longo da vida o avisam do perigo real, o protegem deles; porém, elas servem para um industrioso método de melhorar as maneiras de alguns seres que habitam este chão. Sob aspecto, ele concorda que vive para isto na verdade.

Então é um casco duro a afundar na areia movediça de sua vida. É, é o que ocorre amiúde desde que se viu transformado e transtornado pelos pensamentos que vinham de longe e que falavam a ele. 
Longe de ser um louco paranoico: foram pessoas que falaram isto para ele, depois elaborou por si só e deu no que deu: ele.
Tudo isto acarretou sabem o que?
Uma gana de vingança por não poder voar e escapar das garras que, delicadamente, pegam o casco,  jogam lá do alto para se estilhaçar em pequenos cacos que nem ao menos são cortantes. Devem virar pó, é o que se espera.
Decidira remediar toda esta letargia de sociabilidade que o consumia por não conseguir se desvencilhar do casco na lama; porque o perigo que vinha do céu, agora não vem mais. Então, como as aves do terror sul-americanas que assombravam a todos e desapareceram, nada mais cai do azul. Desapareceram estes perigos.
Tomava o remédio todo dia, um que fosse e lá vai ele no semi-novo sedã de velho que recende a chocolate derretido; a 'substância' engrandecia por instantes sua vida porque assim que fora acertado, ele nem sabe quando nem por quem, mas que diligentemente, é assim que ele faz sua vida. 
Para ele, o esquálido mundo carcomido pelos vulturinos que sobrevoam as carcaças do butim dos prepotentes não deve prover lugar para os tais.

Nenhum comentário: