terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

VIAGEM XXXIV - PREVISIBILIDADE

Reprodução
Não é só o tempo nos dias de hoje que se pode prever perversamente:
a maioria da humanidade é mais previsível ainda. Alguns se escudam em determinadas crenças, ou em valores, opções, orientações, ideologias...
E são todos previsíveis.
Correndo contra tal onda, ele luta para não se tornar um igual;
por isto suas escolhas não respeitam a nenhum critério pré-estabelecido. Isto seria a deformada previsibilidade do tempo.
(hoje, quando saiu de casa - porque, previsivelmente ele tem uma - as nuvens pareciam ruas pelo azul sem-fim: caminhos que ainda não percorreu)
Nas andanças que faz por ali, por acolá, o único objetivo é conseguir que o mundo fique um pouco melhor, ao menos. Mais fresco, sem os ares com cheiro de morte e preconceito;
sem previsões otimistas ou catastróficas. Isto é para meteorologistas e para os ufanistas economistas de governos de todos tempos: tão previsíveis.
Critérios são elaborados na hora para ele, de imediato. E mudam quando mudam as circunstâncias e a geografia do local e, às vezes, quando muda a hora.
"Estas pessoas que já nascem com cara de abortadas" são as mais previsíveis ainda, tem como certo.

Em sua mente, estas são o alvo principal, mas não só elas. O mundo está bem repleto destas esquálidas populações previsíveis que mais se parecem com a fome somali. Também previsível há tempos.
Um engate ali e o semi-novo sedão de velho - que agora cheira a chocolate derretido dentro - passeia pela grande cidade esmiuçando as mais podres previsões, 
aquelas dos carcomidos previsíveis.
Alguns se importam até onde o limite da convenção social imposta permite. Afinal, não fica bem se preocupar com X ou Y grupo social - o previsível estrato social que falam alguns cientistas sociais. O que pode e o que não pode foi determinado lá trás para a grande maioria e hoje, eles repetem tão-somente o que as previsões... Prevêem. 
(para estes, alguns grupos merecem atenção, outros não)
E o porquê disto tudo?
Ele não sabe, ali no 2 + 2, mas tem uma boa ideia. Enquanto vai elaborando a tese sobre...
Continua sem critérios. Porque se assim perpetrar, não haverá diferença: ele não é previsível.

Um comentário:

Frank Thousand disse...

Tenho adorado ler seus escritos! Sempre inspiração. Sempre abstratos do imaginário que se concretiza no que todos pensam ser 'realidade real'... Eles não sabem quem são. Eles não sabem quem somos...