sábado, 9 de outubro de 2010

025 - PODER = PREPOTÊNCIA

Uma coisa que sempre que via acontecer sentia-se enojado e diminuído parecendo que podia estar na pele daquele que é humilhado. Nas relações entre poderosos é uma mordida para se manter no lugar ou para expulsar e tomar conta. Já quando é para disputar com quem nem tem de disputar condiçõe tem, aí sim, a mordida é paras valer. Machucar e dilacerar; não a carne e sim a alma.
Só que quando algum destes aí que se viciam como heroinômanos e alçam o poder, seja lá qual for, se entorpecem e mandam. Ah, isto eles fazem demais: mandar, e normalmente aos berros e com intenção de diminuir o lado mais fraco; como se fosse assim a prepotência pisando no pescoço do 'subordinado'. 
"Será que foi falta de couro quando eram pequenos? Ou, ainda, apanharam muito? Ou tem a ver com caráter? Bem, tem também o 'vil metal', que por ele, todo mundo faz tudo..."
Duílio nem pesnava em outra coisa a não ser neste longo feriado em descer para Santos com seu amigo Simão e poder sentir em cada centímetro quadrado de sua pele o sol arder, se espreguiçando com a mente cheia de fumaça. Ouvir o Atlântico quebrar a metros de seu corpo.
Porque de quebradeira... bastaria quebrar a cara e narizes de alguns destes poderosos que se julgam na intimidade com o subalterno e lhes metem apelidos que não foi estabelecido sob à luz do comum acordo. 
"mas ainda pior é fazer brincadeiras. E, claro, que o outro não tem nem condições de responder porque quem paga seu salário é o cara da prepotência. Gostam de mandar e mais ainda, gostam que as pessoas saibam que eles mandam.
Com aquele ar de grande fodão. Aos berros, humilhando e tendo o $ como coadjuvante". 
O telefone tocou e desceram para a praia em um possante carro, destes bem caros, com ar-condicionado. Para os poderosos tão-somente.

Nenhum comentário: