segunda-feira, 12 de abril de 2010

FRIO É PARA URSO

O INVERNO EM SÃO PAULO
Chega o mês de abril e minhas expectativas e esperanças que o inverno que está chegando seja o mais breve possível e o mais importante: o mais ameno. O clima mudou tanto de duas décadas para cá que o início e o término de qualquer estação são previsões que meteorologistas mais experientes receiam em proclamar.
Ninguém merece o frio! Tudo fica gelado: a cama, as roupas, os móveis, a água da torneira da pia, o vaso sanitário para 'efetuar o número 2', e a casa. Enfim, ninguém merece.
Sem contar o fato que a capital bandeirante é a 3ª mais fria do país, atrás apenas da campeã Curitiba e da vice Porto Alegre. Noites e manhãs que chegam a marcar entre 5°C e 10°C em São Paulo não são incomuns. Haja cachecol, sobretudo, capote, lã, gorro para os carecas, e calça de moleton por baixo do jeans. Ah, e meiões de futebol são uma ótima pedida. Sugiro os do Palestra...
Onde moro aqui no começo de zona sul, subprefeitura de Vila Mariana, é um lugar alto da Pauliceia e portanto venta como o diabo quer. Entra pelas frestas e assobia feito o macho alfa da alcateia de lobos pelas pradarias do Canadá. Que aliás, tem um inverno que dura quase meio ano com temperaturas abaixo de -10°C.
Vocês não por vezes a impressão nítida que dentro de casa parece ser mais frio que na rua? Aqui no meu 'castelo' sinto isto nos ossos quase todos os dias.
Retornando. Os defensores do frio dizem que a estação invernal é boa para dormir. Boa? Para dormir? Só se for para dormir encorujado e sufocado por edredons mil e cobertores aos milhares. Também afirma que a gente come melhor. Isto é piada para mim. A gente come mais comida pesada, fica cheio, estufado e sente mais sono após...
Sem contar que somos todos feito cebolas: saímos de casa com várias camadas de tecido sobre a pele e quando então chegamos a algum lugar nos descascamos todos. Sem choro nem vela, nem fita amarela.
Frio é bom para urso. Para pinguim e afins.

Nenhum comentário: