segunda-feira, 31 de agosto de 2009

AGOSTO – PARTE III

AINDA SOBRE O SOFRIMENTO ANIMAL
Último dia do oitavo mês do calendário gregoriano do ano de 2009.
Vi ontem uma profusão de notícias acerca daquela famigerada “festa macabra” que acontece neste mês e que ontem, finalmente, terminou. Mas não se equivoquem; ano que vem tem mais (que tristeza sem tamanho).
Reitero que não vi um único veterinário, ambientalista, defensor da causa animal ser entrevistado pela mídia para discorrer sobre a dor impingida à revelia a estes seres vivos, companheiros desta nossa melancolia humana (inspirei-me em uma música da Rita Lee).
Li por alto que os EUA ganharam a prova de montaria, de virada, arrancando do Brasil o primeiro lugar. Pelo menos nisto não seremos os campões.
Quanta vergonha!
Sempre tive para comigo que agosto é desgostado por uma parcela considerável da população; elencando a lista dos porquês poderia citar como sendo mês de cachorro louco, ou mês em que a sexta-feira 13 pode acontecer, sem esquecer que não me recordo de ter ido a algum casamento em agosto. Porque será?
Também já ouvi muito: agosto é mês de vento e aqui no Estado de São Paulo há pouca chuva.
Esqueceram de avisar o clima porque neste inverno choveu mais do que o habitual e os índices pluviométricos alcançaram cifras inéditas.
Como se vê... Nem tudo é o que parece.
Mas uma coisa eu concordo. A maior “festa” macabra que se tem notícia no Brasil é esta do peão de boiadeiro, justamente em agosto, parecendo anuir toda espécie de mau augúrio que paira como nuvem no mês que homenageia um governante da Roma Antiga.
Começa amanhã setembro e fico paralisado esperando pela dor do agosto de 2010.

Nenhum comentário: