terça-feira, 28 de junho de 2016

52] CENÁRIO SP - RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA

Arq. pessoal, Rua Teodoro Sampaio/SP
Tudo tão cênico, absurdamente cênico por toda e qualquer esquina da grande metrópole alfa daquele país-continente. Tudo parece ser um cenário milimetricamente estudado e composto. Mas é tudo real e sem ensaio.

Esparramando influência e atraindo olhares, visitas e moradores em todos os dias de sua vida, desde que os padres resolveram estabelecer um povoado logo depois da Serra do Mar, à época uma obstáculo difícil e que pôs à prova a resistência.

Resistente, foi assim que São paulo se tornou; resiliente depois de tantos contratempos e crises.
E ele, um habitante nato, se afigurava em um verdadeiro ser resistente e resiliente, depois de passar por tantas provas, obstáculos, safadezas e puxadas de tapete.

Amor desde sempre e formou tal compromisso quando se apercebeu que ele e São Paulo tinham tantas coisas em comum logo que se entendeu por gente, por homem pensante; tinha seus 20 e poucos. Antes já gostava muito, mas é que nesta época, tomou para si a defesa da cidade, mesmo com todos os seus problemas e com as respectivas soluções.

Casou e descasou. Por algumas vezes...
Cobriu-se de tantas dúvidas e ressentimentos quase aos 30.
Redescobriu-se aos 30 e redescobriu que podia tentar, ao menos, um nova linha a ser seguida.
Viu de perto outras possibilidades de felicidade.
Reinventou-se

Resiliente que se tornara, abstraiu (e ainda abstrai) todos os tais ressentimentos e mágoas e segui em frente; São Paulo, com brasileiros ensimesmados, aprendeu, ao longo dos quase 500 anos, a abstrair detratores fugazes e perenes com aquela visão única de beleza, de estética, de "prazeres".
Por hoje, neste ano de 2016, tanto o que resolver, tanto o que travar conhecimento e tanto o que fazer que a vida corre sem parar e ele precisa estar atento para não ser engolido por tudo que há neste mundo debaixo do azul.

Duro e resistente.
Impávido e resiliente.
Segue seus dias sem fim próximo, como segue a cidade até não se sabe quando.


Nenhum comentário: