sexta-feira, 16 de outubro de 2015

37] CENÁRIO SP - BRASILIDADE, ANTROPOFAGIA E ACOLHIMENTO

Arquivo pessoal
Porque São Paulo é o sim e o não (e o tudo que está contido entre)...
"Personagens urbanos existem aos montes em qualquer grande cidade, mas em São Paulo, a grande metrópole alfa e cidade-síntese do Brasil, pelas ruas, prédios, firmas, indústrias, restaurantes e tudo mais... Eles acontecem com mais incisividade, mais perenidade (tem também a temporariedade - dualismo que não antagoniza com a cidade, porque aqui os antagonismos convivem)

Eles quem?
Ora, os tais personagens. Para todos os gostos, para todos os paladares, preferências, com vontades díspares por vezes, que casam outras vezes... Podem também ser semelhantes ou diametralmente opostas.

Sim, há também os antagonismos na cidade-alfa, comum aos seres humanos em São Paulo não seria diferente. Há também o preconceito por parte de alguns brasileiros. E não, não é apenas o Nordeste que sofre preconceito. Rótulos estereotipados, procedem?

Mas primeiro, que rótulos são estes? Políticos? Econômicos? Sexuais? 
Porque não se coadunam com que pensam determinados brasileiros com tendências ideológicas diferenciadas e por isto somos rotulados por milhões? 
O que isto guarda com a realidade paulistana?

Qual nada para estes que acham São Paulo uniforme!
Antropofagia.
Acolhimento.
Brasilidade.
Três os pilares paulistanos.

Somos quase uma dúzia de milhões e somos aqueles que trabalham de sol a sol varando a madrugada, incansáveis e atentos.
Antropofágicos desde antes de 1922; mesclamos, criamos, proclamamos tais descobertas para quem quiser ver, saber e experimentar.
Acolhemos gente de Uiramutã, em Roraima, a Chuí, no Rio Grande do Sul; da Paraíba ao Acre; do Japão ao Haiti; das barrancas do rio Paranapanema às alturas da Serra da Mantiqueira.

Brasil, brasilidade, brasileiros; somos mais de 200 milhões ao sul do Equador (verdade que temos uma parte ao norte do mesmo) espalhados pelo vasto país-continente. Brasilidade porque São Paulo exprime todos os dias, todos os momentos que aqui o Brasil é o Brasil de verdade, sério e que se se reforçam os estereótipos, reforça-se ao pari passu o diferente, o outro, o divergente, o contraditório, o outro lado (ou os outros lados).
Aqui tudo existe e tudo convive. 

Nenhum comentário: