quarta-feira, 5 de novembro de 2014

07] CENÁRIO SP - NAS ALTURAS

De galho em galho não é a melhor expressão para hoje, para o que ele sente. Melhor de heliponto a heliponto! Porque morar em São Paulo... Os galhos não condizem - exatamente - com a verdade nua em pelo e aqui existem mais helicópteros do que em qualquer outro lugar do Brasil, da América Latina e de muitas outras metrópoles do 1º mundo "civilizado" e do X mundo "incivilizado". Falando em galhos, ele poderia - se el gostasse e quisesse - pular de um parque para o outro, indo a extremos da urbe que ele desconhece até agora.

Melhor então pular de um para o outro, sem quebrar nenhum, porque de macaco gordo ele passa longe, bem longe. Nem tantos pelos ele tem assim, muito menos o rabo que os símios parentes têm; tampouco as bochechas de orangotango. "Um gorila... Forte e terno, protetor e assertivo, até que seria bom. Mas sem o quebra-galho de quebrar galhos".

Dos mais altos lugares da cidade para observar todo embaixo com olhos perscrutadores, pelas alturas, para matar todo aquele ressentimento recém adquirido de uns tempos para cá. Sem esta de homem-aranha, sem esta de teia grudenta (o tal aracnídeo está fora de sua lista de bichos mais afetivos), sem esta de Batman a ficar pendurado pelo cinto de 1001 utilidades - apenas dependurar-se pelas beiradas, como ele gosta.

Porque ele mesmo vai pular do COPAN para o Edifício Itália, Banespa, Conde Matarazzo, Hotel Hilton, Mirante do Vale, Berrini e em quaisquer outros que se construíram estas pistas de pouco para os mais ricos e poderosos políticos e/ou empresários.
tomar o ar frio, ouvir quase sem sonoridade o barulhos das ruas, sem sirenes, sem buzina, apenas vendo as formigas humanas paulistanas "no seu tanto o que fazer".

Poder, então, estar onde bem quisesse nas alturas da metrópole-alfa do Brasil, fazendo como melhor lhe aprouvesse, seguindo seus instintos e dispondo do tempo para se distrair dele, lá nas alturas. Uma rendição à coragem, entregar-se mais perto do azul... Só para olhar para baixo e se distanciar do resto.

Nenhum comentário: