quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VIOLÊNCIA, CANALHICE E VERGONHA

O CAPITALISMO TRIUNFA; TEM QUE MELHORAR
Bem que o tal conceito de mais-valia - como o Carlos Marx definira acertadamente - se aplica à perfeição ao capitalismo moderno (?) que sempre está se renovando (?) em busca de novos ganhos, em busca de novas explorações para que ele - o capital - sobreviva e viva às nossas custas.
Não, aqui não cabe aquele papel, hoje idiota e retrógrado, dos esquerdistas do final dos anos 60 em que o embate entre capitalismo e comunismo estava em voga; mesmo porque o comunismo se demonstrou um grande fracasso, vide a União Soviética e Cuba; lá na ilha a liberdade de expressão é censurada, então, que socialismo é este?
Ser esquerda hoje não é pregar contra a existência do capital, necessariamente, mas que ele seja mais humano, mais democrático, mais igualitário em termos de oportunidades. Só que a violência contra os que não se coadunam, por alguma maneira, ao modus vivendi logo é enxergado com uma carga de intolerância.
Não? Ingenuidade dizer/crer que o capitalismo inclui todo mundo. Porra nenhuma.
Bem, e a violência contra os mais pobres?
E contra os gays? 
Contra os índios? Deficientes? E os animais?
Estes grupos hão que se organizar politicamente, já, porque senão a vergonha que lhes é impingida e aos que possuem o mínimo de respeito, não cessará. 
Quem não vê os assassinatos de gays? O suicídios dos índios no Mato Grosso do Sul? A matança de animais (para 'acalentar' nosso ego narcísico e soberbo)?
Negros e mulheres vêm se articulando desde a década de 1950 e conseguiram consideráveis avanços. O Barak está aí, a Roussef também... Só para citar exemplos aleatoriamente.
E a canalhice que governos cometem todos os dias contra nossos salários?
Roubalheira, posso dizer. 
Fora toda a classe prepotente, seja qual for a prepotência exercida.
Jesus Cristo é meu refúgio. Ele está lá, aqui, aí... Vendo tudo.
Quanta vergonha!
Quanta canalhice!
Eles devem achar lindo perpetrar tais matanças (nós todos sabemos quem são eles...).

Nenhum comentário: