quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

VIAGEM CCCXXI - "TOME, ENGULA O SAPO E SE RESIGNE"

Arquivo pessoal/SP
Preferia lidar com máquinas. E faz tempo que tinha esta preferência. Por que? 

"Bem, primeiro que eu posso bater, xingar, esmurrar e não vai haver lei de não sei das quantas, gritos e mimimis. Melhor ainda: posso jogar fora no lixo sem medo e sem dó e ir à loja comprar outro melhor, mais caro, mais moderno e mais tudo. Jogar fora 'mêmu', nem pra reciclar o traste vou levar. E tem algo que se recicle neste lixo?"

Lembrava-se, de quando em vez, que fazer sabão poderia ser uma ideia para resolver o problema todo. "Hum, mas pensando melhor, este processo de tornar os sapiens em sabonetes deve dar um trabalhão, nem mencionando que o perfume deve ser muito ruim". Ria com prazer toda vez pela lembrança.

Brincadeiras à parte, os computadores e máquinas afins e as nada afins, são tão simples de se lidar.
Verdade sim, são mais simples.

Então... Tome, e sem escapatória. Bem tomado, porque há que se lidar com os homo sapiens sapiens ("serão tão sapiens assim...?"), a menos que fosse possível, um dia quem sabe viver na total solidão - o que, infelizmente, é improvável. Os sapiens tem algum valor porque alguns deles produzem máquinas, cultivam a terra, conduzem carros, trens, aviões e navios, operam outros sapiens. Apesar que se matam, se destroem, se aniquilam. O pior é destruírem o ambiente à volta, animais, árvores. 

Então engula os sapos peçonhentos e espinhentos, bem engolidos, se se quer aturar aqueles que fazem algo construtivo. "É que viver sozinho não é auto-sustentável; gostaria que fosse, mas eu gostar ou deixar de gostar nada conta". Indigestos estes sapiens que se aproveitam, que enganam e, o pior, que mentem. "Ah sim! Porque eles mentem e é muito o que mentem. Das pequenas às grandes diuturnamente. Sem parar e parece mesmo que querem, os próprios, crerem nas tais mentiras exteriorizadas".

Para ele o que sobrava? 
Resignação. Por este fator, decidira viver o quanto pudesse sem contacto estrito que estabelecesse algum tipo de vínculo afetivo. Deixara de ser afeito a afetos. Ajudava na tarefa de Hércules porque realizava um trabalho que pouco necessitava do contacto físico e verbal com outros sapiens - era um escritor observador extremo e atento - o que trazia uma quase felicidade diante de tanta iniquidade presenciada todo santo dia.

Resignou-se por tudo isto. E mais, por ele mesmo.

Nenhum comentário: