domingo, 19 de fevereiro de 2017

64] CENÁRIO SP - COMEÇO, MEIO E FIM: ONDE É TUDO ISTO?

Arquivo Pessoal- Pátio do Colégio/São Paulo
Meio atrapalhado com o começo e o fim das coisas. E das pessoas e dos sentimentos. Parece que combina com São Paulo que não tem começo nem fim - mas meio tem um montão!
Sabe, porém, que o local escolhido para ser o começo da história da metrópole e o tal Pátio do Colégio - ou, como está escrito nas placas históricas "Páteo do Collégio".

Narcísicos paulistanos? Egos que não se cabem? Que desconhecem um limite do razoável de onde começar e de onde parar para que os parâmetros de boa convivência não caiam em alguma val comum dos ditos "legais".

É porque aprendera que usar da humildade pode dar muito certo para descobrir onde começa e termina o ego, mesmo que de primeiro uso possa soar idiota e fazê-lo suar como tampa de marmita. 

Tanta gente ,tantos "eus" que se comportam com se tivessem porte algum no ramo ali do amor, sabem? Dizem que todos querem (pelo menos muitos afirmam, se é verdade... ele não sabe) este tal amor. E estes tais falam que nunca chega o tal amor porque as pessoas estão assim, são deste jeito, daquele comportamento e que cada vez mais são mais e mais narcisistas.

Opa! E estes parecem que só enxergam o rabo do outro. E o próprio? Só para constar, então, são os outros que devem ser menos egocêntricos/ególatras apenas? Quem "reclama" pode passar batido porque sabe do começo, do meio e do fim dos sentimentos mais nobres?

"A-hã", ele balbucia para ele mesmo debaixo da água fria do chuveiro em meio a um fevereiro quente e abrasador em São Paulo. "Uma cidade como esta que ata, desata, aumenta, encolhe, conhece, desconhece e ainda tem gente que só mesmo afirma que cabe aos outros a qualidade da humildade?"

Ele sabe - e aprendeu com afinco há anos - que humildade conta pouco. O que vale são os egos a serem massageados para verterem, transbordarem e ninguém saber do começo e do meio. Porque do fim ele sabe qual será destes que são os "imensuráveis"; dos egos que se perderam e que não sabem mais quando terminar.

Nenhum comentário: