domingo, 10 de janeiro de 2016

40] CENÁRIO SP - ENTRE DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Arquivo pessoal
Que terra é esta, do solo paulistano? Entre tantos milhões o que mais ele gostava é o "ser anônimo", é o "estar no anonimato" que se transformou ao longo de sua vida por aqui. 

Porque antes, toda aquela gente, o referenciava como já alguém não tendo ele feito nada para tanto. Antes mesmo de vir para este mundo, ele já era alguém com referências... As dos outros, que ele recebeu, que ele não escolheu.

Depois da mudança que ele preparara com tanto esmero, da viagem de horas, da ansiedade contida... Vieram a incontinência, o despudor, a liberdade e o aprendizado.

Conheceu tantas faces ocultas dos sentimentos humanos - aprendeu mais.
Viu tantos espertos querendo se dar bem na grande cidade - aprendeu a se proteger de verdade.
Andou por tantas ruas presenciando à luz do dia encontros e desencontros.

Caminhou por vãos abertos, outros escuros e pôde ser ele mesmo: vários dele mesmo. Eram tantos que apenas em uma cidade alfa como São Paulo, ele poderia ser muitos e ao mesmo tempo ser apenas o que ele sempre fora. 

Desejou viver para sempre na metrópole porque aqui ele mesmo se construíra com alicerces desenvolvidos com dureza e suor. Mas estariam iludidos aquele que o pré-julgariam como a negação de tudo o que acontecera/fora/estivera/falara antes. Longe disto. 

Ele fez acréscimos no livro aberto de sua vida de mais páginas extensas. Anônimo em meio aos 12 milhões que, por vezes esquecidos pelos ares do Cerrado (assim vem sendo desde... Desde décadas), ziguezagueiam por esta mancha urbana de tantos outros. Ele ziguezagueara por este oceano de gente em pleno Planalto de Piratininga, em meio a dias de garoa, em meio a invernos que congelam, em verões que quase esturricam... Ele em meio a esta gente toda.

Mais um entre tantos com as tais idiossincrasias; um homem com diferenças e com semelhanças. Onde mais ele poderia ser tudo isto que não fosse a cidade que se expande, que engloba, que atrai, que vertia suor, que derramava vida? Em São Paulo.

Nenhum comentário: