domingo, 15 de novembro de 2009

A FRANÇA AMAZÔNICA

O “DEPARTAMENTO DE ULTRAMAR”: GUIANA
Reprodução, mapa da Panamazônia - linha amarela
(A guiana Francesa está loocalizada no mapa acima, quase no centro, na parte superior, à direita, vizinha ao Amapá)

A Amazônia sempre é – e foi – um fator de preocupação para nós brasileiros e para outros povos, cujos quais dividimos a imensa Floresta Equatorial de mais de 6 milhões de km² (alguns geógrafos incluem na bacia do rio Amazonas a bacia dos rios Tocantins/Araguaia, com área superior a 7 milhões km²).
Se fosse um país, seria o 7º maior, deixando Índia, Argentina, Sudão, Cazaquistão para trás comendo poeira. E pouco menor que a Austrália.
Situada na linha do Equador, a floresta se estende pelo Brasil, dono do maior naco verde com cerca de 50% do total, e pela Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e... França.
Verdade. A França possui um ecossistema, bioma, bacia hidrográfica aqui na América do Sul: a Guiana Francesa, oficialmente com o status político de “departamento de ultramar”. Sei. Para mim soa o velho colonialismo europeu mostrando os dentes aqui no Novo Mundo. Menor unidade política do continente com cerca de 90 mil quilômetros quadrados (pouco menor que Pernambuco) e escassamente povoado: os habitantes não ultrapassam os 250 mil habitantes (do tamanho de Americana, no interior de São Paulo); Caiena a capital tem 60 mil e é o principal centro político-econômico do território. O território faz fronteira com o  estado do Amapá, extremo norte do Brasil.

Voltando à questão amazônica, vemos que a floresta ainda é a que menos se desmatou quando comparamos com outras do gênero equatorial e/ou tropical. Tirante os aspectos negativos do avanço da soja, da pecuária, das extrações ilegais de madeira, da expulsão dos índios... A Amazônia permanece o grande território verde do planeta.
Portanto, tem gente de olho, não se enganem.
Desperta a cobiça de grandes grupos econômicos e, por certo sem nenhuma paranoia, de alguns países em declará-la “Área Internacional”, algo do tipo como patrimônio da humanidade.
Grande balela! Mentira deslavada.
O que querem mesmo é entrar na floresta e ganhar dinheiro com o que for possível.
Temos que lutar a qualquer custo para preservar o lema “A Amazônia é brasileira”. Claro está que devemos e precisamos contar com o apoio dos nossos vizinhos para dar maior coesão política ao problema e defender a integridade territorial da região, bem como defender a floresta dos crimes listados logo acima (para desmatar sua nacionalidade não exime ninguém de nada). Um foro múltiplo composto pelos oito países sul-americanos abrangidos pela massa verde pode ser melhor respaldado em organismos internacionais e em grupos de discussão com outras nações.

Então... A luta vai ser renhida, daquelas de ser briga de foice no escuro.
Então... Porque não contar com uma ajuda valiosa pertencente à civilização europeia e branca? Porque não contar com um apoio que pode influir,. talvez, com mais vigor na esfera dos ainda detentores do poder neste sistema capitalista?
Falo da França: a Guiana Francesa tem mais de 60% de seu pequeno território dominado pela hileia (bioma amazônico).
Em minha opinião o chamado à França tem que ser firme e fazendo crer aos franceses que não são apenas parte interessada em lucrar com a floresta, mas inclusive parte da própria floresta. E que a preservação e integridade do território francês passa por firmar uma aliança política de importância capital para o Brasil, à América do Sul e à União Europeia. Com certeza a força política e econômica será bem maior com maiores possibilidades de defesa do território amazônico.
A Amazônia é nossa sim! Para defendê-la, no entanto, carece que façamos uma só voz e que lutemos acompanhados com os países amazônicos, França incluída.
Daqui uns 10 anos, 20 anos, 30... As coisas podem estar bem feias no que toca ao abastecimento de água potável à humanidade: e a região é detentora de vasto depósito de água doce da Terra. E a água tornar-se-á um instrumento de persuasão, para dizer o mínimo. Teremos problemas seriíssimos.
Porque não fundar algo do gênero... União de Países Amazônicos? Ou Fundo de Defesa da Amazônia? Organização das Nações Amazônicas?

Nenhum comentário: