quinta-feira, 25 de junho de 2015

30] CENÁRIO SP - O PERÍMETRO

Ele que vê e ouve e anda e lê e trabalha e fode, também escreve. E não é que escreveu isto aqui embaixo?
Reprodução [endereço abaixo]
"Pelo perímetro da cidade juntam-se alguns milhões de várias etnias, religiões, ideologias políticas (e isto existe ainda?), de vários anseios, de gente diferenciada seja em Higienópolis ou Heliópolis, porque para ele, todos nós somos diferenciados - mesmo que muitos fatores nos unam. 

E eles não são excludentes. Quem exclui sempre fica à espreita perscrutando para perpetuar raivas e antagonismos.

Eu penso que de tão grande que São Paulo é há espaço para a poesia, para a prosa no fim de tarde em um café, na academia para os músculos entre uma série e outra e na academia da 'intelligentsia' que povoam a urbe colossal. Cansaço e fadiga? Até a próxima vez de desabar sobre a cama. 

Dançam os trabalhadores pela noite os incautos do dia e pela manhã os desavisados dos prazeres da noite interagem em salas, ruas, casas e parques.

E a vida vai seguindo assim desde, ele julga, fins dos anos 1950 quando a cidade estabeleceu-se como o centro nervoso (algumas vezes taquicárdico) deste país que ao mesmo tempo debruça-se no azul Atlântico também se fez interior chegando quase aos Andes... 

Não faltou muito não para sermos um só continente até o Pacífico - foram os daqui que contribuíram para sermos o que somos em território.

Mas São Paulo é mais que o $ e mais que a Ipiranga com a São João: um cidadão universal em sua pluralidade e perimetralmente singular no que se refere aos corpos/mentes/corações. Porque se eu sou um todo, a cidade tem lá seus pedaços em meandros de aclives e declives sem que isto deforme o todo. Formamos o todo.

Tatuapé, Mooca, Vila Mariana, Itaquera, Barra Funda, Perdizes, Santo Amaro, Freguesia do Ó, Grajaú, Cerqueira César, Santana. Há tantos lugares e gentes que ainda não conheço neste perímetro que desafia e e derrama sobre mim".

https://www.flickr.com/photos/stcknthmmnt/5018942895

Nenhum comentário: