terça-feira, 14 de março de 2017

66] CENÁRIO SP - UM FILME DE LONGA DURAÇÃO

Monumento às Bandeiras/Arquivo Pessoal - São Paulo
uma cena de filme sempre se passa pelas ruas, quarteirões e casas da cidade de São Paulo; nos prédios, aqueles em altos, em sobrados, em vielas, nas esquinas dos delírios e por todo o lugar paulistano.

às vezes parece ser um filme mudo, de câmera de alta-rotação com as pernas em descompasso rítmico, em jogos de chiaroscuro, olhos que brilham e frases ditas por letras. Um filme noir, enredando mistério, sedução, morte e ladroagem. 


e o de terror? Algum bicho que emergisse do... Mar? Não, do oceano Atlântico sem chances. Longe uns 50 quilômetros daqui. Poderia vir das matas da Serra do Mar? Lá sim, pertinho do grande mar e que aterrorizaria toda a cidade. Destruiria as construções da Avenida Paulista, desceria a Consolação e derrubaria as construções históricas.


um épico, talvez? Desde a subida da serra, pelos percalços dos contrafortes impostos, pela garoa que enregela o corpo... De 1554 a 2017, os tantos fatos que aqui se sucederam seriam narrados em um filme - no caso um longa-metragem de 3h - que incluiria bandeirantes, portugueses, índios, negros. Toda a gente paulista/paulistana, imigrantes, os negros libertos; e homens e mulheres, de hoje e de todos os cantos da mancha urbana da Pauliceia.


Nada. O filme dele é bem previsível... Comum, normal, e que todos sabem o fim? Quem for assistir, claro, mas nem todos saberão do fim. Motivo: porque o filme dele, pelo acordo dele com ele mesmo, passou a receber mais incentivos de todo quanto é jeito, investimentos mais e até um arremedo de amor está rolando (daqueles que são açucarados, leves, engraçadinhos). Foi espichado para que ele não vá antes do devido tempo e também para que possa ter momentos de erotismo explícito. Ok, ok, de vez em quanto um daqueles pornográficos bem ao gosto baixo e ordinário.


("há que se aproveitar a vida um pouco, afinal eu ganho $ para isto e me mato todo santo dia para isto")


engatou um namoro tem uns meses, logo após ter desfeito um que durara sete longos anos ("sete é conta de mentiroso"), e todo o seu foco e para um final feliz que seja o melhor para ambos; mesmo porque estar feliz é um conceito que difere de um ser para outro e o tempo do longa-metragem deve variar por conta dos acertos e desacertos.


o que ele quer e luta é que, ao menos, seja de longa duração, com o cenário São Paulo dando vida a tudo para eles.

Nenhum comentário: