sábado, 6 de setembro de 2014

VIAGEM CCVI - HISTÓRIAS DOS 12 (MILHÕES)

Quantas pessoas por metro quadrado cabem nos metros de São Paulo? Aquele metro quadrado de Itaquera, de Moema, do Grajaú, da Pompeia e de todos os metros... Dos mais caros da Berrini aos mais baratos - estes mais espalhados pela vasta cidade que contempla uma mancha urbana de tamanho maior no Brasil?

Não sei quantas pessoas cabem. Mas... E quantas histórias dos quase 12 milhões que habitam, esta que é um dos principais do mundo, cabem por aqui? 
Ora, por aqui pode ser aí em seu computador onde se pode viajar sem tirar os pés do seu chão que também não sei quantos metros quadrados você detém. Sei das minhas histórias e sei mais ainda que não são poucas e que com passar dos anos - décadas- só fazem aumentar parecendo mesmo que não caberão neste que escreve.

Quantas histórias? De terror e de medo, de vida e de morte, de alegria e de felicidade, de drogas, de sexo, de amor e de andanças.  Elas se misturam de maneira que ficam tão intrincadas que por vezes não sabemos se apenas são minhas, suas... Acho que algumas são nossas porque, afinal, ilha não somos. Somos um grande território que pode ser voraz e que cobra a intensidade de vida que, plena ou não, resiste e reside em cada uma das histórias que - verdade - não sei quantificar. Provável que nunca saberei.

Quantas histórias? dos 12 milhões? Aquelas que se perderam ficando esquecidas por não terem sido "conseguidas" tornar-se-ão nada nem mesmo vagando em alguma sinapse perdida nos meandros da sua cabeça - com ou sem drogas. Ou aquelas, que por alguma maneira, seguiram em frente permeando de felicidade seus 'donos'; trazendo vida e modificando-as. Porque a mudança é mister que se faça quando os ventos levam-nos a sempre um mesmo lugar.

Pela mancha urbana formada por tantas construções, asfalto, subterrâneos caminhos, ícones da altura, nossas histórias também tentam vingar. Todos os dias da mais moderna metrópole destes confins de sul-americanos. Eu tento vingar e digo que existe apenas esta forma para a minha história poder ser mudada ao meu sabor.

Nenhum comentário: