domingo, 15 de junho de 2014

09 - CADERNOS DO ESCRITOR - OS CARROS DO MENINO

Eu ainda não dirigia e mais uma vez, confesso, neste quesito eu também me atrasei em cerca de um ano e tanto, mas já admirava os automóveis desde criança com olhos que estatelavam pelos automóveis. Eram grandes e eu, um menino, tinha olhos de menino.
"quanto corre este? E aquele?"
Perguntas das mais frequentes que eu fazia a quem estivesse mais próximo e se andando estivesse, eu corria para ver pela janela, mão encostada no vidro para matar o reflexo, o quanto marcava o velocímetro do carro.

Peguei os carros doas anos 70 e 80, foram o que mais me marcaram; os dos anos 90 já me encontraram sem o "enlevo" especial pelas geringonças andantes sobre 4 rodas. À época, acompanhava as mudanças de estilo, de motorização e qualquer outro item que os engenheiros haviam processado nos modelos.

Recordo-me bem da "febre dos faróis quadrados" em fim de 1977, anunciando como seria a década seguinte no quesito estilística: Dodge Polara e principalmente o Corcel, dito II, e da Belina: houve uma total reformulação total no estilo destes dois últimos. De um projeto que vinha desde 1966/67, ainda quando a a Willys não havia sido comprada pela Ford e que vendeu bem durante quase 10 anos, precisava de uma alteração total na carcaça (no coração - o motor - veio depois de dois anos, 1979, com o aumento da cilindrada de 1400 para 1600) e foi o que fizeram.

Vendeu muito bem durantre uns 5 anos. Ficaram mais bonitos também e ainda hoje, passados mais de 35 anos, quando os vejo pelas ruas aqueles em bom estado de conservação sorrio pela beleza do passado que conservam. A mesma coisa quando se vê um homem ou uma mulher em idade já bem avançada e pode-se dizer algo assim: "Ele (a) deve ter sido muito bonito (a) quando 'jovem' porque tem traços ainda de beleza aparente".

Corcel, Belina, o Polara, Passat, Opala, Caravan todos estes mudaram de farol redondo para o quadrado acompanhando a tendência americana e europeia de então. Na verdade, os carros ficaram mais quadrados como um todo, abandonando - quase em todos eles - as linhas arredondadas. A dupla da Ford (mais a linha Del Rëy nos anos 80)... Hum, tenho várias lembranças das andanças pela noite com eles durante vários anos. De menino passei a homem montado neles.

Nenhum comentário: