domingo, 20 de novembro de 2011

ELEIÇÕES NA ESPANHA

ESPANHA: 2ª PÁTRIA MINHA!
(YO NO CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY)¹
Reprodução

Hoje, 20 de novembro, cerca de 36 milhões de espanhóis vão às urnas em meio a maior crise que o país ibérico vive nos últimos 40 anos. PIB em queda, taxa de desemprego acima dos 20%: um caldo perfeito para a oposição de centro-direita - leia-se conservadora - ganhar de braçada em todas as regiões autônomas (a Espanha é dividida em comunidades autônomas e estas em províncias. Por exemplo: a CA da Andaluzia é formada pelas províncias de Almería, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Málaga, Jáen, Sevilha (a mais populosa e economicamente mais importante).
Há dois principais partidos: o Partido Socialista Operário Espanhol - centro-esquerda - que deve ser apeado do poder e o Partido Popular (PP). Os líderes são Rubalcaba e Rajoy respectivamente. Um de razoável expressão eleitoral é o regional CiU (Convergência e União), na Catalunha. O PSOE deve perder em quase todas as CAs.
A União Europeia acompanha com atenção os resultados que deve mesmo pender ainda mais o continente à centro-direita.
Mariano Rajoy flerta, segundo segui notícias no "El País", com posições historicamente conservadoras, principalmente no que diz respeito à lei do aborto e à lei das uniões civis de pessoas do mesmo sexo. Há uma posição ambígua nítida, por mais paradoxal que possa parecer. Tais posições encontram respaldo e guarida na grave crise econõmica vivida na terra de meus avós paternos (ele de Granada, ela de Vigo).
Alfredo Rubalcaba sabe de sua missão hercúlea e quase inglória e tenta fazer com que os socialistas não percam de muito mantendo assim um número de cadeiras considerável para frear na futura legislação arroubos (muito) conservadores por parte do PP.
Informações básicas sobre a Espanha:
área - 504.783 km² (pouco menor que a Bahia)
população - 47.021.031 (estimativas do Istituto Nacional de Estadística, 2011)
PIB - US$ 1,41 trilhão
maiores cidades em população - 
Reprodução
Madri,    3.273.049;
Barcelona, 1.619.337; 
Valência,   809.267; 
Sevilha,    704.198;
Saragoça - 675.121
(estimativas do Istituto Nacional de Estadística, 2011)
Os resultados ainda saem hoje, logo após o fechamento das urnas, às 18h, hora de Brasília. 
sinto-me um pouco responsável e muito interessado no que acontece hoje na Espanha por razões sentimentais principalmente: tenho parentes lá, parte da família nasceu lá, tenho cidadania espanhola; mas também por razões técnicas digamos. 
Qualquer que seja o resultado, ganhe PSOE ou PP, a UE estará "monitorando" o pacote anti-crise que o povo espanhol deverá ser submentido.
A Espanha é muito grande para naufragar. 
Desejo mesmo, como minha segunda pátria, que o Reino da Espanha saia desta situação com o devido sacrifício, mas sem sacrifícios desnecessários; sem algozes carrascos. Porque de algoz o espanhol sabe muito bem... 
Basta ver o quanto sofreram durante a ditadura franquista.
"Viva España!"
Links para saber mais sobre as eleições espanholas
http://resultados.elpais.com/elecciones/generales.html EM ESPANHOL
http://politica.elpais.com/politica/2011/11/20/actualidad/1321775010_232169.html EM ESPANHOL 
¹As bruxas que voem para bem longe dos céus de Espanha!

Nenhum comentário: