quarta-feira, 7 de setembro de 2011

IMPÉRIO ROMANO - PARTILHAS DO MUNDO

IMPÉRIO ROMANO EM SUA EXTENSÃO MÁXIMA - meados do século II
Reprodução [sítio abaixo]
sentido geográfico
Norte/Sul - do Centro-Sul da Escócia ao Egito;
Leste/Oeste - do golfo Pérsico (Kuwait) a Portugal

sentido histórico
Norte/Sul - do norte da Britânia ao Egito no Médio Nilo, ou seja: do Centro-sul da Nova Caledônia, atual Escócia, até a fronteira com o Reino da Núbia, atual Sudão;
Leste/Oeste - de Sharat na  Mesopotâmia, na antiga Babilônia -,  a Olisipo, atual Lisboa, na Lusitânia.

Tudo começou, na verdade ninguém com certeza  pode afirmar categoricamente, cerca de uns 6-7 mil anos atrás; civilizações - ou arremedos civilizatórios - surgiram em várias partes do mundo com diferentes graus de desenvolvimento artesanal, coleta, manuseio de armas, domesticação de animais (que começou mais cedo ainda) e claro conquista de territórios.
No Velho Continente europeu surgiram várias, sem desvario meu, das mais importantes para a história da humanidade (antes dos gregos e sua civilização, antes dos romanos e sua civilização, havia povos celtas, os etruscos, fenícios...).
Minha opinião: A mais importante foi a civilização romana em todo o seu auge, em todo o seu esplendor que não foi pouco. Pode-se afirmar que durante cerca de ~400 anos, Roma deu as cartas em boa parte da Europa (ou seja no mundo Ocidental conhecido), em todo o norte da África - desde o Egito até o Marrocos. Anatólia, o Cáucaso, Síria, Líbano, Jordânia, península do Sinai e um naco da atual da Arábia Saudita; e áreas do Crescente Fértil, entre o rio Tigre e o Eufrates. No Egito conquistou parte deserto adentro ao sul seguindo o curso do Nilo.

- O  mar Mediterrâno se tornou o "Mare Nostrum" de Roma -

Na Europa, desde o centro-sul da Escócia com a muralha de Antonino e todo o restante da Inglaterra e Gales; península Ibérica, França (antiga Gália), Bélgica, boa parte da Holanda, região do rio Reno e parte da Baviera situadas na Alemanha (Germânia Inferior e Germânia Inferior), os Alpes e Suíça, Aústria, Hungria (os romanos aristocratas iam passar férias às margens do lago Balaton) e toda a península balcânica sem exceção - desde a Eslovênia até Constantinopla, chegando a Atenas e Peloponeso; a província da Dácia (atual Romênia), estado tributário da Crimeia; e na Ásia, toda a Turquia se estendendo quase até o mar Cáspio. Sem esquecer de mencionar, as conquistas na Mesopotâmia, península Arábica e o , e império Parto. E todas as ilhas do Mediterrâneo.
Reprodução
Somando todo este território, podemos saber, em um conta aproximada, quanto dá. É um cálculo um tanto grosseiro; a intenção é dar uma ideia do mais poderoso império da Antiguidade:
01- Itália, Alpes e Suíça (com Sardenha, Sícilia) - 345 mil km²
02- França (com Córsega) - 550 mil km²
03- Bélgica - 30 mil km²
04- Espanha (sem as Ilhas Canárias) - 500 mil km²
05- Portugal (antiga Lusitânia; sem os Açores e a Ilha da Madeira) - 89 mil²
06- Inglaterra, Gales e centro-sul da Escócia - ~170mil km²
07- Holanda (quase toda, mas incluindo as ilhas Frísias) - ~30 mil km²
08- Alemanha (difícil para eu precisar) - ~100 mil km²
09- Áustria - 83 mil km²
10- Hungria - 93 mil km²
11- antiga Iugoslávia (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Macedônia) - 255 mil km²
12- Grécia - 131 mil km²
13- Bulgária - 110 mil km²
14- Romênia (difícil porque o território conquistado pelos romanos variou em área durante décadas - ~200 mil km²
15- Turquia - 780 mil km²
16- Armênia - 28 mil km²
17 - Geórgia - 60 mil km²
18- Síria e Líbano - 195 mil km²
19- Israel ( a Judeia/Palestina) - 25 mil km²
20- Jordânia - ~80 mil km²
21- Arábia (a Arábia Pétrea) - ~30 mil km²
22 - Egito - ~300 mil km²
23 - boa parte do Iraque (a Mesopotâmia), Azerbaijão (onde, segundo relatos, atingiram o mar Cáspio) e um pequeno território no Irã; também difícil de calcular
24 - Reino de Bósforo (ou Reino da Crimeia, na costa norte do mar Negro; mar este que quase chegou perto de ser um outro Mare Nostrum romano)
25- Cirenaica, Tripoli, Numídia, Mauritana Cesarenses e Mauritânia Tingitana - aqui fica bastante dífícil. Neste trecho, a borda sul do Mare Nostrum, os romanos consquistram tudo mas não avançaram, como fizeram no Egito, muito em direção ao sul. Havia os Montes Atlas nas duas últimas citadas o que deve ter obstaculizado um maior avanço, acrescendo que quanto mais ao sul... Mais deserto: o Saara. Então como calcular?
26 - boa parte do Iraque (a Mesopotâmia), Azerbaijão (onde atingiram o mar Cáspio) e um pequeno território no Irã; também difícil de calcular
27- Chipre - 9,2 mil km²
28- Reino de Bósforo (ou Reino da Crimeia, na costa norte do mar Negro; mar este que quase chegou perto de ser um outro Mare Nostrum romano); era um estado tributário do IR
29- Cirenaica/Trípoli (Líbia), Numídia (Tunísia/Argélia), Mauritana Cesarenses (Argélia) e Mauritânia Tingitana (Marrocos) - aqui fica bastante dífícil. Neste trecho, a borda sul do Mare Nostrum, os romanos conquistaram tudo, mas não avançaram muito em direção ao sul como fizeram no Egito. Havia os Montes Atlas nas duas últimas citadas o que deve ter obstaculizado um maior avanço, acrescendo que quanto mais ao sul... Mais deserto: o Saara. Então como calcular?
Há também a pequena faixa de terra no atual litoral da Ucrânia, prova são as muralhas de Trajano.
Claro que durante sua história, terras foram perdidas, recuperadas, ganhas... etc.

Mas em sua máxima extensão, o Império Romano se estendia do centro-sul da Escócia até o Médio Nilo no Egito, sentido noroeste-sudeste; e de Portugal até o Kuwait no Golfo Pérsico, sentido oeste-leste.

Recorri ao Google e há números parecidos e díspares em várias fontes citadas por historiadores.
No século III DC atingiu ~6 milhões de km². Não é muito em comparação com o Brasil que tem 8,5, entretanto, à época este território era um colosso nunca visto. (as estatísticas encontradas, tanto em português quanto em inglês,  variam de 5 a 6,5 milhões de km²)
Lembrando que o mundo conhecido era bem menor.
E comerciavam com os povos do norte da Europa e o bárbaros da fronteira central, e até mesmo com a Índia, por meio de seus territórios na Ásia; e importavam seda da China.
Roma mandou e desmandou durante mais de 3 séculos: do fim da República em 60 AC até  metade século IV DC. Era a força dominante e não tinha para ninguém.

(os anos de ouro do Império Romano se estenderam de meados do século I [dinastia Júlio-claudiana] até as primeiras décadas do século III [com a morte de Alexandre Severo, dinastia Severa]; durou cerca de 170 anos; ninguém podia - agora de forma veemente -  com as legiões de centuriões romanas e seus estrategistas chefes militares)

Em 509 AC, quando cai a monarquia com Tarquínio II e a República é proclamada, o território de Roma chegava a míseros 1.500 km², do tamanho do município de São Paulo; em seguida foram conquistando o Lácio,  a Campânia, a Lucânia, Etrúria, atingindo o mar Adriático e logo a Itália estava sob poder dos romanos de Remo.
Na volta da monarquia em fins do século I AC com Otaviano dito "Augusto", Roma ja detinha preponderante papel militar no Meditarrâneo; tornara a maior potência de então. E sumira do mapa com Cartago, grande adversário na luta pelo domínio da península Ibérica e dpo Mediterrâneo.
reprodução - províncias
Em 117 DC, durante o reinado de Trajano já atingira mais de 6 milhões de km². Impressionante. Notável. Posteriormente foram acrescidos mais territórios na Ásia.
de 1.500 km² a ~ 6.000.000 km²!

Nenhum império na história do mundo combinou estes dois fatores como fez Roma: longevidade e extensão territorial -  o mais poderoso império até hoje.
Ditados:
1- Roma não foi feita em um dia;
2- Todas as estradas levam a Roma;
3- Quem tem boca vai a Roma;
e o melhor de todos;
4- Em Roma, faça como os romanos
Esses romanos...
Esses romanos! 

http://people.ucalgary.ca/~vandersp/Courses/maps/basicmap.html

Nenhum comentário: