quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VIAGEM XIX - EXTENSA AVENIDA

reprodução
Uma extensa e larga avenida começando a produzir sombras por suas árvores
que algumas crianças se encarapitavam, pelo menos quando havia crianças por lá.
Pela manhhã, o vento barulhento vem anunciar uma chuva frote de meter medo.
Medo?
Na senhora que vive na última casa, lado direto com seus 2 gatos preguiçosos.
Raios e trovões dão o bom-dia e ela mal abriu a porta para respirar o ar da manhã.
Seu gato rajado de laranja e marrom ronrona por entre as pernax esperando o leite que o alimenta toda manhã. Nas mãos da senhora de cabelos brancos a xícara de café que fumegava
Resguardou-se fechando o roupão meio puído dos anos.
À frente o moço novo que vive com seu pai, solitário pelo dia todo; esclerosado ali do silêncio que habita seus agora surdos tímpanos...
Mexeu com a cabeça de velho pai; grama mal cortada,  no mais extenso quintal da avenida.
No começo, há um aclive que trata de vascularizar o cardíaco com o jornal debaixo do braço; seu marcapasso precisa ser trocado, o gerente o avisara,
para assim caminhar com sossego todas as manhãs.
Mas, especificamente, esta manhã trajava um sobretudo pesado esperando as águas
torrenciais que vêm sempre do azul.
Ali, na terra onde mais pessoas vivem ao longo da extensa avenida 
Pronto. Todas as janelas cerradas. No domingo, a grande avenida longe de tudo, voltou a dormir.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

VIAGEM XVIII

reprodução - furacão sobre o oceano Atlântico

Por aqui mesmo percorro todo o meu ser diante de tantos milhões
que passam todo dia fazendo o que os humanos fazem: indo, voltando, indo... 
E voltando como nas marés milenares que enfrentaram os rochedos à beira de um abismo de espuma que falseia a terrível queda.
As realizações que eu pegava à mão, tão certeiras, esvaíram-se em um átimo.

Vasculho por tantas memórias, algumas que nunca se vão e outras que prestes a se perder estão; onde posso encontrar tanta felicidade diante disto tudo acontecendo em uma velocidade  de rasante em captura?
Sob vento de tempestade?
Viajando entre aquilo que um dia fui, mediando o agora e tantando fazer aquilo que vira - porque virá - algo de menos culpa
Para mim mesmo, que é o que deve importar neste momento
Fazer-me calar porque de gritos rouco fico,
Como no sonho de adolescente, perene em um adulto: não se pode correr do 'bicho-papão' da idade moderna,
não se consegue falar para se defender

Vendo tudo isto com olhos insones nestas madrugadas que o verão se avizinha, vocalizo aquilo que deveria
ter ouvido desta boca já algum tempo. 
Querer uma salvação, mudar o que me torna pior, o que me faz vil. De uma vilania que trabalha contra, sendo que é desnecessário tal esforço de Hércules.
Viver é assim, impreciso como disse Pessoa, e frenético arrasto de qualquer um que aqui
Resolver permanecer.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O IDIOMA É VOCÊ

IDENTIDADE LINGUÍSTICA
Reprodução - São Paulo à noite, 1º plano COPAN

Para mim o assunto é inesgotável no urbi-et-orbi.
Eu não me canso de pensar e quando posso escrever (mais do que posso falar) sobre o português, ponho-me a tal. Decerto deve haver mais como este no mundo de milhões, da "lengua dulce e agradable"¹ do escritor Miguel de Cervantes (e olha, que vindo do vizinho espanhol...).
Em seus vários sentidos, em suas várias prosas, em seus vários poemas; das músicas letradas.
Das paixões ditas, das frases amadas em português. Escritas eletrônicas de amores destes novos tempos.
Da saudade deixada. E de um amor inequívoco que foi embora deixando a saudade; da noite solitária na grande cidade.
Quero deixar claro que não sou destes puristas arcaicos que julgam melhor patrulhar o idioma, "tomar conta dele", querendo assim rejeitar qualquer influência de outros falares. Estupidez seria afirmar que os idiomas não deveriam estabelecer trocas/informações entre si. 

Tornar-se-ia tarefa inglória fadada à derrota nestes tempos, de todo jeito. Ninguém toma conta do português. Todos nós tomanos no dia a dia.
A língua portuguesa segue em frente há séculos, modificando-se sem deixar de ser o que ela é. Hoje isto é corroborado pela globalização da informação na qual todos os 7 bilhões são uma grande aldeia. As pessoas conversam, negociam, se escrevem, lidam, trabalham, viajam, professam, se informam. Então, o português é uma destas, com mais de 260 milhões. Nota-se influência do inglês, é óbvio, já que é a língua da informática do globalizado planeta.  
Mas não escreveremos "Eu vou meu irmão casa". Ou algo que o valha.

Não me importo com esta torrente anglicista. Só me estarrece esta febre decenal de agências de publicidade por nomes estrangeiros, em geral ingleses. "Porque não", me perguntam; e respondo perguntando "porque sim". Lojas em shopping com palavras desnecessariamente escritas em inglês. 
Sem patrulhamento, de ambos os lados.
Escrever sobre o nosso idioma. Que de tão rico em suas construções e complexo em suas regras que parecem não ter fim e das exceções a algumas regras fazem dele um dos mais difíceis para quem quer aprender e mesmo para nós.
Os que se expressam neste língua. 
Dominante em uma vasta região do Novo Mundo, com 193 milhões de falantes.
São Paulo é a maior cidade de língua portuguesa no mundo, com mais de 11,2 milhões se expressando pela derradeira flor Lácio, como escreveu Olavo Bilac.

Somos um dos ramos do latim.
Surgida ali por volta do século IX no noroeste da península Ibérica ainda dominada em sua maior parte pelos árabes muçulmanos, no Condado Portucalense (que havia sido recém libertado durante a Reconquista Cristã portuguesa). Em 1290, tornou-se língua oficial do Reino de Portugal. Sim, este galego-português originou-se primordialmente do latim trazido pelos invasores romanos, ainda no século III A.C, amalgamado com influências menores de outros idiomas, como o celta e o árabe. 
É falado por tanta gente em lugares tão diferentes, com influências outras, histórias particulares. 
Pensando bem, este idioma que falo é o que me representa ante o mundo, é como eu me fiz desde que tive contacto com as letras. Expressão máxima de mim este português. Não posso aprender um outro sem que dominasse "para o gasto" aquele que fui alfabetizado.
(e quanto ao nome do blogue ser em latim, o fiz propositadamente; é desse que se fez este que você lê) 

¹[Obras Escogidas de Miguel de Cervantes, Tomo I, página CXXV, parágrafo 64; http://books.google.es/books?id=cxDkD9dfyawC&pg=PR125&lpg=PR125&dq=miguel+de+cervantes+y+la+lengua+portuguesa&source=bl&ots=rjiTI5UGes&sig=UvEkugIZC9JEr1Iu2jx5CdkzlkQ&hl=es&ei=o3TNTsqfHYTegQfHxJSkDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CCsQ6AEwAg#v=onepage&q&f=false] 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

URBI RADAR, 003

ECONOMIA/PIB
Para baixo de novo
Quando é que se revisa PIB para cima? Não desta vez: a última previsão, o ministério da Fazenda disse que o país pode crescer abaixo dos 3,8% em 2011 previstos inicialmente. A informação vem de Nelson Barbosa, secretário-executivo da mais poderosa pasta da Esplanda do Planalto Central. Até começo de outubro, trabalhava-se com números menos padrastos em termos latino-americanos de crescimento acima dos 5%.
http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE7AK0B820111121

INTERNACIONAL/SÍRIA
Brasil muda o tom com filhinho de papai
Responsável em pôr em prática nossa política externa, pelo norte estabelecido pela Presidência da República, o Itamaraty deve elevar o tom da condenação à violência na Síria. Novamente, tropas do ditadorzinho filhinho de papai entraram em choque com manifestantes que pedem o fim do regime de Assad, no poder desde 1999. Antes mais avesso a elevar o tom, por temer a "libianização" da região, o Brasil muda de posição. Merece louvor este Itamaraty "pragmático 3º mundista".
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasil-eleva-o-tom-contra-contra-a-repressao-na-siria,801455,0.htm

MEIO AMBIENTE/EFEITO ESTUFA
Gases venonosos
E não tem jeito mesmo. O homem parece não dar a devida atenção do que acontece logo acima de nossos olhos, no azul que cobre nossas cabeças. Relatório de uma agência da ONU aponta que aumentou a presença na atmosfera de gases do efeito estufa; e aumentou também a taxa de crescimento desta presença. O vilão é o dióxido de carbono. A concentração deste gás podem ter crescido em 39% desde a era pré-indistrial, cerca de 150/200 anos atrás. Não vale ser ecochato, mas capitalista faminto com sanha por $ também não vale.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2011/11/111121_gases_relatorio_pai_rn.shtml

CIÊNCIA/EXPLORAÇÃO ESPACIAL
Reprodução, jipe Curiosity vai explorar Marte
Planeta vermelho na mira, ano marciano
Americanos mantêm-se à frente na corrida espacial iniciada mais de 50 anos atrás aqui na Via Láctea. A Nasa (agência aeroespacial norte-americana) lança  no próximo sábado, 26, nova sonda em direção a Marte. Motivo: encontrar algum tipo de vida. O trabalhador responsável: o jipi Curiosity, de seis rodas, 4 toneladas. Duração da missão: um ano marciano todo, ou seja, 687 dias terrestres. 
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1009385-nasa-lanca-neste-sabado-jipe-para-procurar-vida-em-marte.shtml

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

22 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - MUSGO SOB OS PÉS

reprodução
Insone que tornara-se durante estes anos depois dos 35, caminhou pelo apartamento naquela escuridão pela metade que precede o amanhecer sozinho e descalço. Notou em vãos e detalhes como batentes da porta do banheiro; viu as revistas espalhadas pelo carpete da sala. Por alguns minutos ficou verificando seu território.
Parou e olhou para tudo aquilo que era seu. Nunca se dera conta como agora que a real importância de morar bem, de ter  o seu castelo que ficava pegado ao seu bem-estar além do daquele proporcionado pela profissão.
Acendeu o cigarro fumado pela metade horas antes, mas antes foi à cozinha porque queria que o silêncio mantivesse o castelo como reino seu. Não que Felino fosse acordar, o que já aconteceu outras vezes, e mesmo que o fizesse, friozinho que estava, pernameceria na cama quente do quarto real. O Rex sim. Este despertaria a jato fogueteando pela casa e causando estardalhaço.
Preferia agora, já, quedar-se sozinho. Recostou na parede que de frente podia ver a fresta da porta que saía à sacada. Fitou a vida lá fora protegido pela muralha do seu castelo. Daqui a pouco, como um formigueiro a mudar-se todo dia, as pessoas ganhariam à rua e tudo recomeçaria indelevelmente. 
Aquietou-se mais e mais. Absorto, foi trazido à realidade porque a cinza já alcançara seus dedos. Nem baforou a última tragada.
Da parece recostado que ficara, deitara-se por completo. Nem se importou com o frio e fechou os olhos.
Reprodução
Seus pés sentiram o frio das pedras limbosas que direcionavam às ruínas daquele forte romano no norte da Escócia. E o musgo am algumas delas decoravam um tapete verde para caminhar.
Olhou, viu a construção à frente. Parada, envolta em uma névoa digna desta parte das Ilhas Britânicas. Atrás, o seu castelo imponente aguardando a volta que seria apressada pelo tempo, pelo clima. Vagou por entre o forte e pôde ouvir ruídos provocados pelo vento que assobiava. Tão só que ali encostou o corpo em uma pedra cinza lapidada que formava quase uma cadeira. Perscrutou até onde alcançava seus sentidos.
'Parece que esta língua... Latim? Ouvindo estou os legionários romanos conversando. Aqueles dois, falam que agora, na Itália o sol deveria estar brilhando por toda a terra. Eles estão estranhando este frio úmido e chuvoso em demasia'.
Olhou para seu pés grandes e procurou esquentá-los. O vento o fez tiritar. Levantou-se e fez meia-volta ao seu lugar naquela Escócia misturada de romanos com pictos e jutos. Misturada com pedras e a maresia ao longe; de segunrança com solidão."
Acordou com o relógio do telefone. E aí então casa se transformou em barulho e correria.

VENDAS DE CARROS

Lista dos 30 mais vendidos até o dia 18 de novembro.
1 Gol 259.488
2 Uno 239.351
3 Celta 128.562
4 Corsa S 110.564
5 Fox² 105.536
6 Strada 105.180
7 Palio 87.983
8 Fiesta³ 84.860
9 Siena 80.524
10 Voyage 76.038
11Sandero 71.294
12 Agile 64.338
13Saveiro 62.646
14 Ka 56.420
15 Corolla 44.987
16 Prisma 44.446
17Montana 39.933
18 S10 37.013
19 Corsa 35.173
20 Logan 34.620
21Ecosport 34.431
22 C3 33.417
23 207 H 32.164
24 I30 31.880
25 Punto 31.593
26 Fiesta S 30.400
27 Hilux 27.562
28 Fit 26.235
29 Focus H 24.039
30 Clio H 23.323

2.064.000
Total dos 50 mais vendidos chega a 2.419.001. Os números são atualizados diariamente no sítio da FENABRAVE, modelos mais vendidos, (http://www.fenabrave.com.br/principal/home/); ou
Link embaixo (para acessar os dados nesta página é necessário um rápido registro)
http://www.tela.com.br/dados_mercado/maisvendidos/index_cubo.asp?codItem=13&ws=f&acesso=true&log=9205

domingo, 20 de novembro de 2011

ELEIÇÕES NA ESPANHA

ESPANHA: 2ª PÁTRIA MINHA!
(YO NO CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY)¹
Reprodução

Hoje, 20 de novembro, cerca de 36 milhões de espanhóis vão às urnas em meio a maior crise que o país ibérico vive nos últimos 40 anos. PIB em queda, taxa de desemprego acima dos 20%: um caldo perfeito para a oposição de centro-direita - leia-se conservadora - ganhar de braçada em todas as regiões autônomas (a Espanha é dividida em comunidades autônomas e estas em províncias. Por exemplo: a CA da Andaluzia é formada pelas províncias de Almería, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Málaga, Jáen, Sevilha (a mais populosa e economicamente mais importante).
Há dois principais partidos: o Partido Socialista Operário Espanhol - centro-esquerda - que deve ser apeado do poder e o Partido Popular (PP). Os líderes são Rubalcaba e Rajoy respectivamente. Um de razoável expressão eleitoral é o regional CiU (Convergência e União), na Catalunha. O PSOE deve perder em quase todas as CAs.
A União Europeia acompanha com atenção os resultados que deve mesmo pender ainda mais o continente à centro-direita.
Mariano Rajoy flerta, segundo segui notícias no "El País", com posições historicamente conservadoras, principalmente no que diz respeito à lei do aborto e à lei das uniões civis de pessoas do mesmo sexo. Há uma posição ambígua nítida, por mais paradoxal que possa parecer. Tais posições encontram respaldo e guarida na grave crise econõmica vivida na terra de meus avós paternos (ele de Granada, ela de Vigo).
Alfredo Rubalcaba sabe de sua missão hercúlea e quase inglória e tenta fazer com que os socialistas não percam de muito mantendo assim um número de cadeiras considerável para frear na futura legislação arroubos (muito) conservadores por parte do PP.
Informações básicas sobre a Espanha:
área - 504.783 km² (pouco menor que a Bahia)
população - 47.021.031 (estimativas do Istituto Nacional de Estadística, 2011)
PIB - US$ 1,41 trilhão
maiores cidades em população - 
Reprodução
Madri,    3.273.049;
Barcelona, 1.619.337; 
Valência,   809.267; 
Sevilha,    704.198;
Saragoça - 675.121
(estimativas do Istituto Nacional de Estadística, 2011)
Os resultados ainda saem hoje, logo após o fechamento das urnas, às 18h, hora de Brasília. 
sinto-me um pouco responsável e muito interessado no que acontece hoje na Espanha por razões sentimentais principalmente: tenho parentes lá, parte da família nasceu lá, tenho cidadania espanhola; mas também por razões técnicas digamos. 
Qualquer que seja o resultado, ganhe PSOE ou PP, a UE estará "monitorando" o pacote anti-crise que o povo espanhol deverá ser submentido.
A Espanha é muito grande para naufragar. 
Desejo mesmo, como minha segunda pátria, que o Reino da Espanha saia desta situação com o devido sacrifício, mas sem sacrifícios desnecessários; sem algozes carrascos. Porque de algoz o espanhol sabe muito bem... 
Basta ver o quanto sofreram durante a ditadura franquista.
"Viva España!"
Links para saber mais sobre as eleições espanholas
http://resultados.elpais.com/elecciones/generales.html EM ESPANHOL
http://politica.elpais.com/politica/2011/11/20/actualidad/1321775010_232169.html EM ESPANHOL 
¹As bruxas que voem para bem longe dos céus de Espanha!

sábado, 19 de novembro de 2011

URBI RADAR, 002

Notas-
POLÍTICA/BRASÍLIA
Roriz, Arruda, Agnelo. O que acontece com os governadores eleitos do Distrito Federal? Primeiro foi o Arruda que foi pego com panetone na mão, depois o Roriz e agora o Agnelo Queiroz: justiça quebra sigilo do governador por supostas malversações de dinheiro público (...) quando o petista era ministro dos Esportes.  Os brasilienses devem botar as barbas de molho. Previsão de nova eleição no ar? Impeachment?
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/11/justica-determina-quebra-de-sigilo-de-agnelo-e-orlando-silva.html

ECONOMIA/EMPREGO
O Brasil não vai atingir a meta de 2,7 milhões de geração de empregos formais no ano de 2011. Motivo segundo o ministro Carlos "cai-não-cai" Lupi do Trabalho: crise internacional. Em setembro ele disse 3 milhões, em outubro 2,7 milhões agora "a nova meta" é de 2,4 milhões de novos postos de trabalho. Pelo visto, o desemprego pode subir. E ele, o Lupi, desce?
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE7AH06220111118
http://topicos.estadao.com.br/lupi

CIDADES/TEMPO EM SÃO PAULO
Acostumados com as 4 estações em um dia só, mas surpresos pela data com estes dias seguidos de frio, o paulistano vai ver sol vai abrir no fim de semana, com leve elevação de temperatura. Depois do frio de inverno que fez na semana com termômetros registrando 11°C, o tempo permanece aberto em toda a Grande São Paulo, com elevação ao longo do dia: máxima deve ficar nos 26/27°C
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/558/saopaulo-sp
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,fim-de-semana-sera-com-sol-na-capital-paulista,799989,0.htm

INTERNACIONAL/SÍRIA
Mais um ditador que deve ser varrido do poder, Bashar Al Assad e família, tratram a Síria como uma propriedade privada desde 1971. A vizinha Turquia acompanha com atenção o desenrolar dos acontecimentos e com longa história em comum e ambos países muçulmanos,. Os turcos não querem uma "libianização" de sua antiga colônia em tempos do outrora Império Turco-Otamano. A oposição síria pode aceitar uma intervenção direta para proteger os civis.
http://internacional.elpais.com/internacional/2011/11/17/actualidad/1321555306_897915.html EM ESPANHOL

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

URBI RADAR, 001

Hoje no urbi-et-orbi começo a retomar, sem o viés literário, o conteúdo jornalístico puro do blog. A princípio uma vez por semana. Serão no mínimo 3 notas por edição. É mais uma forma de comunicação que o blog quer explorar com navegadores/surfistas que vieram a singrar "mares nunca dantes navegados".
Critérios nos quais me baseei para comentar:
-interesse pessoal/conhecimento do assunto
-interesse técnico
-editorias: todas a princípio; internacional, política e economia (as principais)

PIB
IBGE divulgou que o PIB no Brasil teve crescimento negativo em 2009, com variação de -0,3% ao ano anterior; frente estratosférico crescimento de 5,2% em 2008, no início da crise, vê-se que a marola andou dando caldo em algum desavisado...
Valor: R$ 3,239 trilhões
(http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasnacionais/2009/default.shtm) 

EUROPA 1
Mario Monti, tecnocrata de respeito em toda a Europa, assumiu o governo na Itália ao obter o voto de confiança do Senado: 281 x 25. Deve formar um governo mais técnico que político.Il Cavaliere e seus bacanais na Sardenha acabaram.

EUROPA 2
Segundo pesquisas eleitorais, os socialistas na Espanha deverão perder o governo no próximo domingo para o Partido Popular; Mariano Raroy substituirá José L. Rodriguéz Zapatero, no poder desde 2004. Deve ganhar de braçada.
(http://politica.elpais.com/tag/elecciones_generales_2011/a/) EM ESPANHOL

IRÃ NUCLEAR
Alguém tinha alguma dúvida das intenções do Irã em fabricar a bomba atômica? A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) parece que tem e permanece muito desconfiada com o louco Mahmoud. Uma república islâmica/nuclear... Nisto Arábia Saudita e Israel concordam: perigo!
http://blogs.estadao.com.br/radar-global/para-entender-o-que-diz-o-relatorio-da-aiea/
http://www.iaea.org/newscenter/statements/2011/amsp2011n030.html EM INGLÊS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANALFABETISMO - DADOS DO CENSO 2010

O IBGE disponibilizou hoje em seu sítio www.ibge.gov.br mais dados e indicadores sócio-econômicos coletados no censo realizado em agosto de 2010.
Dentre as várias tabelas e análises que os acompanham, é factível dizer que do ano de 2000 para cá houve avanços significativos em todas as áreas, tais como melhoras em índices de saúde e de educação bem como em um aumento da renda média e uma demanda crescente por bens de consumo.
Entretanto, a desigualdade permanece entre as Unidades da Federação. Diminuimos distâncias, é inegável, mas ainda não se pode afirmar que o Brasil é um país justo para todos os 191 milhões de nós. 
Um dado importante para que esta desigualdade possa ser verificada com facilidade versa a respeito do índice de analfabetismo que mede a população com mais de 15 anos que não sabe ler nem escrever. 
No Brasil todo, pela primeira vez, tal índice ficou na casa de um dígito: 9,6%. Em números absolutos, significa que há quase 14 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever! 
É um número que assusta porque é assustador de fato (com o perdão da redundância): é equivalente a uma Bahia inteira que não sabe ler. 
9,6% pode ser um copo meio vazio ou meio cheio, depende de como são analisados os dados disponíveis.

Listo aqui em ordem crescente de analfabetos, por UF, em %:
01) DF -  3,5
02) SC -  4,1
03) SP -  4,3
04) RJ -  4,3
05) RS -  4,5
06) PR -  6,3
07) MS -  7,7
08) GO -  8,0
09) ES -   8,1
10) MG -  8,3
11) AP -   8,4
12) MT -  8,5
13) RO -  8,7
BRASIL - 9,6
14) AM -  9,9
15) RR - 10,3
16) PA - 11,7
17) TO - 13,1
18) AC - 16,5
19) BA - 16,6
20) PE - 18,0
21) SE - 18,4
22) RN - 18,5
23) CE - 18,8
24) MA - 20,9
25) PB - 21,9
26) PI -  22,9
27) AL - 24,3
(na Bahia existem mais analfabetos que em São Paulo como veremos a seguir, relembrando que a população de SP é 3x > que a da BA)

Números absolutos (em milhões):
BA - 1,73
SP - 1,40
MG - 1,26
PE - 1,17
CE - 1,17
Isto quer dizer  somente que BA, PE e CE congregam ~4,1 milhões de analfabetos, ou seja, quase 30% de todo o Brasil. A Região Nordeste responde por 53% de brasileiros com mais de 15 anos que não sabem ler/escrever; ou 7,43 milhões.
Por acaso nem precisa lembrar que é justamente no Nordeste onde são encontrados, além do listado acima, os piores índices sociais e econômicos. Há uma clara relação neste fato: >% de analfabetos, < renda (os quatro últimos também ocupam estas posições no quesito renda per capita - dados de 2008).
Educação deve ser tratada com prioridade número 0, como uma tarefa de todo dia, incansável; é uma tarefa de carácter emergencial, a educação é "para ontem".

PRIMAVERA (?) ÁRABE

crédito: Felix da Cunha
Primavera é a estação do renascimento, do degelo, da vida, dos brotos, dos frutos e dos bichos.
É a estação acordada de ser.
Estes meses do ano que se finda, ocorreu uma primavera política am vários países árabes desde fins de 2010 (quando era inverno aqui "nos litorais deste oceano Atlântico") e que se estendeu da Tunísia à Síria, a bola da vez.
O povo tunisiano derrubou o ditador Ben Ali há 24 anos no poder.; o povo egípcio derrubou o ditador Mubarak há 30 anos no poder; e o mais impressioante, na Líbia, ex-colônia turca e italiana, a oposição (com a ajuda da OTAN) derrubou o ditador Khadafi, há 42 anos no poder.
(apego ferrenho ao poder né? Bem, devem existir tantas regalias, tantos "mandos e desmandos" que deve ser dolorido resistir ao deleite de comandar milhões de habitantes com apenas um estalo de dedos)
Que poder é este inebria e entontece e acovarda?
Protestos ocorrem na Jordânia, Argélia, Marrocos (onde o rei aceitou delegar poder ao Legislativo, considerado por setores como um gesto ainda insatisfatório), Omã, Bahrein e Catar.
E na riquíssima Arábia Saudita¹ daqueles encastelados príncipes que de tamanho bigode metem medo em qualquer um... É a grande incógnita. A dinastia Saud está no poder desde 1922 e refretária à mudanças.
No Iêmen, país mais pobre da muçulmana península arábica, o ditador há mais de 20 anos "dono" do país concordou em deixar o governo nos próximos 30 dias.  Veremos. Não há petróleo nesta parte do deserto da Arábia e o povo sofre com a constante ameaça da fome e os racionamentos de energia. Saleh enfrenta um tsunâmi de protestos faz meses.
Síria, a bola da vez. Aquele ditadorzinho que ocupa a presidência desde 1999 resiste - como todos que não largam o osso - aos protestos cada vez mais intensos de setores da sociedade agregando-se o fato de ser patente seu isolamento internacional perante a comunidade de países. 
Atenção, aos chavistas² e castristas de prontidão, não deve ser lido EUA ou OTAN: a Turquia, também muçulmana, expôs de maneira rígida sua preocupação com a democracia neste país árave. Ao lado da Rússia, a nação turca, vizinha, é (era) um dos pilares de apoio na república síria, território feudal nas mãos da família Assad desde 1971.
Fico pensando... Como se dará esta nova primavera, já que o tempo não para por aí. Seguem-se o verão, o outono, o inverno para todas as pessoas e governos no mundo todo.
Como será uma democracia árabe? São conceitos distintos: democracia e arabismo? Ou ainda: democracia e islamismo, a religião de mais de 95% da população deste pedaço de mundo (o Egito abriga uma população cristã aproximadamente de 15% do total de 80 milhões). 
O papel da mulheres? Das minorias étnicas? Das religiosas? E há questão fundamental da pobreza e do acesso que os petrodólares permite à pequena parte da sociedade. 
Primavera, estação de cores e flores. De amores novos. De esperança na semeadura e no provir do brotar.
¹(lá finalmente as mulheres puderam ter licença para dirigirem carros!)
2(ele disse que Khadafi foi um heroi!)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

VIAGEM XVII

"A voz do vento zunia por toda fresta da casa assobradada naquele bairro classe-média tão burguês na região central da grande cidade de São Paulo.
De manhã os raios e trovões imperaram mas agora, depois da hora do almoço sem almoçar,
o vento se fazia presente cruamente. Gostasse dele ou não. 
O bom-humor já havia ido embora desde a madrugada de ontem depois da frustante espera pelo combinado que se descombinou ao longo da noite.
Tentou ler o livro que comprara em português/latim sobre Tito Lívio
Desconcentração total.
Perdeu-sae na pronúncia das vogais juntas... Desistiu com vigor.
O que era "imperium" em sua cabeça se traduzia em esmagar o desconcertante 
desencontro, metido entre as pernas tão-somente ele, que tanto ansiava pelo encontro.
Antes, fizera uma arrumação na casa.
E agora para quê?
Antes, se vestira de bom humor exagerado, um otimista irritante.
E agora para quê?
Súbito, a janela da cozinha bateu com o vento demolidor, o vidro todo estilhaçado pelo chão causou magnetismo nele.
Impulso indeterrminado de pisar e sangrar até o desvario.
Faria alguma diferença? Também não faria.
Conteve-se. Porque vermelho de raiva, espumou com um bicho raivoso... 
Respirou sofregamente; menos lívido então... Seguiu mais serenamento seu cérebro.
Concluiu que por ali já bastava o sangue de seu coração emputecido pelo brutalizante descaso. Pela sua crença teimosa em crer.
Virou-se para banhar-se e imerso entre o forte jato do chuveiro
Descansou como um soldado cansado de travar guerras invencíveis".

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ROCK AND ROLL, BABY!

reprodução, Jim, 1968
THE DOORS e CIA

(cantores/cantoras que não formavam uma banda, digamos, oficial não são objeto desta postagem)¹
Tive contacto com o rock and roll na adolescência, com uns 14/15 anos. Antes, a música passava meio longe do meu cotidiano; à época ouvia MPB e sertaneja autêntica e muito Roberto Carlos! 
Lembro do fim de tarde em que ouvi pela primeira vez Led Zepellin na casa de um amigo voltando das aulas vespertinas... "Black Dog".
Passadas décadas, eu ainda ouço e gosto muito de rock. Verdade que sou mais ligado às bandas das antigas (antigas antes de mim, inclusive) e que hoje meu espectro musical é mais abrangente e democrático sem perder o viés do bom gosto sonoro.
Os melhores conjuntos de todos os tempos em minha opinião são dos anos 60 e 70; tempo bastante propício para o engajamento do rock na sociedade e na política. A revolução feminina, Amor Livre, Flower Power, Black Is Beautiful, Make Love Not War.
Houve depois outros bons, claro: Red Hot por exemplo. Eles são duca! Foo Fighters, Cold Play, Strokes, Nirvana. E o U2 com o cara que tem a "vox", dom de encantar os ouvidos quando ele abre a boca para fazer vibrar acordes.
É uma classificação baseada exclusivamente em minha percepção sonora. Um amigo disse que acha um absurdo não ter elencado o Rush na lista, outro falou o mesmo sobre Black Sabbath, Animals ou The Cream... O rock é democrático e anárquico (ou pelo sempre foi), portanto, esta lista é só uma lista: quem quiser discordar, por favor o faça!!
Por certo, pode haver quem torça o nariz e que os 5 primeiros sejam outros porque o rock and roll apresenta tantas vertentes: pesado, hardcore, balada, metal, progressivo (Yes), romântico...
(esta lista varia de quando em vez; na verdade não muda não... Só o último. Rsrs)
The Doors - número 1
Rolling Stones
Led Zepellin
The Beatles
Pink Floyd
(sim, sim... Faltaram Rush, Deep Purle, AC/DC, Ramones, Black Sabbath e etc...)
Doors eu ouço até hoje e a centelha de maravilhar-me pela voz firme e letra incisiva continua inabalável. Jim era poeta também e deixou livros com sua obra para além de estrofes músicais. Sua obsessão em abismo pode ser lida em vários poemas.
¹(Se fosse falar deles, na hora me vem os nomes de Elvis, Janis, Lou Reed, Bowie e Jimmi)
Este é gravado
http://www.youtube.com/watch?v=3x6vcXF8BzQ&feature=fvsr
Ao vivo em Dallas, 1970
http://www.youtube.com/watch?v=LHFGnIshz8E&feature=related

domingo, 13 de novembro de 2011

ÁFRICA

Religião no continente africano
reprodução, mapa de 2005

A partir da Era dos Descobrimentos (em fins do século XV) iniciada por Portugal e logo depois por Espanha, a África foi objeto de cobiça de outras potências coloniais. Entretanto, o butim pantagruélico em que os vulturinos lá resolveram fincar suas garras e bicos recrudesceu no século XIX, mais propriamente na segunda metade. 
Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Portugal e Espanha acordaram a "Partilha da África" logo depois de encerrado o Congresso de Berlim em 1878. O Império Turco-Otomano, muçulmano, já decadente viu suas possessões no norte do continente ameaçadas, na franja sul do Mediterrâneo.
Todos outros europeus, brancos, ocidentais e cristãos.
Estava sendo preparado o caldeirão religioso em que se encontra a terra do lado de lá do Atlântico (que em tempos de centenas de milhões de anos atrás formava junto ao nosso grande massa continental).
Os árabes já haviam chegado até o Atlântico, e na África Ocidental, na costa leste e penetraram quilômetros Saara adentro difundindo o Islã, do século VIII em diante. Depois, em > grau, os turcos mantiveram esta predominância da religião de Maomé.
Grosso modo, ressalvando o que foi supracitado, toda população do Sul e boa parte do centro era animista, de cunho politeísta.
Os cristãos só foram chegar em missões de catequese e evangélica somente no final do século XVII.
O mapa abaixo mostra o mapa da religião no continente. 
reprodução
Mapa das religiões africanas - 1913
Vive-se o período em que todo a massa de terra havia sido dividida entre as potências. As exceções eram a Libéria e a Etiópia.
Percebe-se que o islã predominava do leste - mar Vermelho -,  até o oeste, no Atlântico abarcando todo o norte e boa parte da África Ocidental, verde-claro. Também no Chifre da África. Vale ressaltar que eles também faziam comércio de escravos negros.
Em verde-escuro, religiões animista, pintando uma área do mapa similar à ocupada por densas florestas equatoriais.
Finalmente, em rosa claro e vermelho, os cristãos, e os pontos que marcavam as missões; além dos etíopes, povo com considerável população cristã-copta.
São areas concentradas na África do Sul (a maior), litoral da Libéria, foz do rio Congo, litoral da Nigéria, de Angola e de Moçambique, ilhas de Cabo Verde e Canárias, pequeno trecho de Madagascar.  Ao norte, no Magreb. As missões, por outro lado, tiveram um papel importante, o que viria ser comprovado décadas depois, na expansão do cirstianismo.
Comparando com o mapa abaixo, vê-se que o Cristinismo (católico e protestante) e o Islã ganharam terreno em detrimento das práticas animaistas em quase toda a África. 
reprodução
Mapa das religiões africanas - 2005
Animistas concentrados na faixa central-ocidental: Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin Camarões, República Centro-Africa, sul do Chade, Sudão do Sul e na ilha de Madagáscar; onde não são maioria, como em nenhum outro país do continente. 
Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo, e África do Sul são os mais populosos, todos com mais de 50 milhões de habitantes e de maioria cristã ou muçulmana. Além do Quênia, Tanzãnia, Argélia e Marrocos
Conquistadores fizeram o trabalho corretamente.
E traçaram, concomitantemente, divisões territoriais ao bel-prazer de suas necessidades, ocasionando assim conflitos étnicos e religiosos. Separaram povos em países distintos e juntaram povos distintos dentro de um mesmo país. 
reprodução
Para acabar, um mapa de conflitos religiosos. 
A Nigéria, com cerca de 150 milhões de habitantes e com quase o mesmo número de seguidores tanto do islã (pequena vantagem deste) como do cristianismo sofre há décadas com as tensões religiosas e étnicas.  Em Estados do norte, a sharia é a lei que vale, em oposição ao litoral e sul, regiões nas quais os cristãos compõem a maioria da população.
Sudão (o mapa não mostra o Sudão do Sul, cristão), Mali, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim e Guiné também padecem da "guerra de religiões". 
Ambas religiões são maioria entre os quase 1 bilhão de habitantes que povoam este continente tão singular de raízes histórias quase inverossímeis.
O Brasil tem uma relação e uma dívida histórica com África. É bom que não lhe demos as costas.

MAMÍFEROS, SEUS NOMES; EXTINÇÃO

Reprodução - rinoceronte-negro, mais uma que foi extinta

Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Os mamíferos, classe à qual pertencemos, são divididas em ordens.
Algumas com nome bem estranho. Xenartra ou xenarthra [do grego xenos, estranho e arthros, articulação] porque possuem vértebras dorso-lombares distintas dos outros mamíferos. É uma super-ordem dentro dos mamíferos placentários. As outras são marsupiais e monotremados.
Xenarthra -  tatu, tatu-canastra, tamanduá, preguiça, porco-do-mato (África), mimercóbio (África)
Artiodáctila - camelo, boi, porco, cabra
Perissodáctila - anta, cavalo, rinoceronte, burro, girafa, ocapi (África)
Proboscídea - elefante
Roedora - rato, capivara, paca, esquilo
Primata - homem, gorila, chimpanzé, babuíno, lêmur
Sirênia - peixe-boi, dudongo
Cetácea- boto, golfinho, baleia, orca, cachalote, narval, beluga
Lagomorfa - coelho, lebre
Monotremada - ornitorrinco, équidna
Carnívora - lobo, onça, urso, leão, raposa, hiena, lontra, urso, tigre

Nesta semana, mais uma (sub)espécie foi declarada extinta: rinoceronte-negro que habita(va) o oeste da África. Extinta pela mão do homem, que é a espécie mais daninha, a única que pratica o especismo no sentido de exterminar outras. O motivo é um só, o velho e mesmo desde... Bem, este você sabe, eu sei: $. Que por sua vez está umbilicalmente ligado a ganância por explorar.
Vergonha! Vergonha! 
No início do século XX, a população total destes animais chegava 100 mil indivíduos; hoje ela só pode ser vista em zoológicos espalhados pelo mundo. E agora, depois desta notícia do "triunfal" ser humano... O que fazer?
Estes humanos... Cansei de procurar adjetivos para qualificá-los porque creio esgotei todos eles nas postagens no urbi-et-orbi. Eles estão velhacos, carcomidos e tornar-se-ão como cadávares à espera de outros bichos: vermes, lacraias e baratas.
O dia que acontecer o Juízo Final explicações terão que ser dadas. Desejo a salvação das almas (porque sou cristão), porém estas se haverão com Deus; eu não decido quem deve ser salvo ou não - esta tarefa não é minha - mas tenho meu senso de indignação.
São Francisco, 'de olhos e ouvidos bem abertos', vigilante em saber como os homo sapiens sapiens tratam os outros convivas, verifica resilientemente o comportamento de cada um deles. É um alento.

MENORES CIDADES/UF: "ESQUECIDAS?"

Reprodução
O mais comum é atermo-nos às maiores UF da RFB. Porque são maiores em muitas coisas, seja no aspecto econômico, demográfico, político e histórico. No Brasil, não há como não concordar na importância aos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e suas respectivas capitais. Logo a seguir - em meu um tanto 'romantizado' entendimento sobre o assunto - Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Brasília, por motivos os mais discrepantes - de A a Z.
Mas e as outras UFs? eu mesmo que gosto do assunto percebi que pouco falei de Estados considerados longe do triangular centro de decisão: SP/RJ/DF, a tríade. O que acontece nestes pedaços de BR reverbera aos quatro cantos, de Boa Vista Constant a Porto Alegre; ou, de Roraima ao Rio Grande do Sul.
(do Oiapoque ao Chuí é uma meia-verdade: o extremo norte do Brasil não é no Amapá, no município de Oiapoque. Situa-se em Uiramutã, no Estado de Roraima, mais precisamente no Monte Caburaí).
Vamos então falar destes Estados abarcando os maiores municípios de cada um deles. E começo pelo 'menos lembrado, o extinto Território do Rio Branco.
Roraima - o menos populoso do BR com pouco mais de 450 mil - tem apenas a capital Boa Vista com mais de 100 mil; todos os outros têm menos de 25.000.
Boa Vista - 284.313
Depois,
Rorainópolis - 24.279
Caracaraí -    18.398
Alto Alegre - 16.448
Mucajaí -      14.792
Continuando na Região Norte, que é a > do Brasil e/ou do tamanho de Argentina, Chile e Paraguai juntos, só para ilustrar como os portugas (sem ofensa alguma!) alargaram nosso território para muitas léguas além do que rezava o Tratado de Tordesilhas (certo é que também, depois, conquistamos mais alguns nacos de terra)

Amapá - penúltimo em população com ~670 mil.
Macapá -   398.404
Depois,
Santana -     101.262
Laranjal do Jari - 39.942
Oiapoque -   20.509
Mazagão -    17.032
Porto Grande - 16.809

Tocantins - mais novo Estado, desmembrado de Goiás, ~1,38 mihão.  
Palmas - 228.332
Depois,
Araguaína - 150.484
Gurupi -     76.755
Porto Nacional - 49.146
Paraíso do Tocantins - 44.417

Pulando para a Região Nordeste. Na lista, todas as cidades têm no mínimo 50 mil, em razão disto, às 5 citadas até agora, poderá ser acrescentado + 1.
Sergipe - < Estado do BR e < população do NE: ~2,07 milhões (vale citar que Sergipe tem elevada densidade demográfica, sendo superado apenas por DF, RJ, SP e AL) 
Aracaju - 571.149
Depois, 
N. Sra. do Socorro - 160.827 (vizinho à capital)
Lagarto -   94.861
Itabaiana - 86.967
S. Cristóvão - 78.864 (vizinho à capital)
Estância -  64.409

Piauí - Possui densidade demográfica inferior à média brasileira: 12,5 hab/km². Tem cerca de 3,11 milhões. 
Teresina - 814.230
Depois, 
Parnaíba - 145.705
Picos -     73.414
Piripiri -  61.834
Floriano - 57.690
Números mais modestos, se comparmos com relação às grandes urbes do Sudeste. 
É uma parte do imenso País-continente nem sempre devidamente lembrada.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VIAGEM XVI - OS VERMELHOS

Reprodução
CORES 
Os brancos não se misturaram,
os pretos se esconderam,

os azuis fugiram,
os laranjas azedaram,

os verdes se nausearam,
os rosas murcharam,

os marrons empalideceram,
os roxos se envergonharam,

os cinzas se entristeceram,
os amarelos se desesperaram

sem remédio, com os
Vermelhos que amaram.

Amaram sem pudores intrínsecos aos humanos, 
perderam e ganharam sempre, nunca empataram,
pulsaram com tamanha vontade.

Morreram aos montes porque vivenciaram
os amores de suas vidas.

Eles todos tiveram repulsa pelos vermelhos. 
Empenharam forças para que morressem como queriam. Em vão.
Então entristeceram-se em ver os vermelhos - mais uma vez e sempre - tentando e tentando.

Porque para eles as tentativas dos rubros os cobriram de vergonha.
Daquela vergonha que um dia desavergonhadamente 
expuseram - e mataram - e que
Redecora suas cores opacas. 
Todas elas desmaiaram.

PARÁ REMANESCENTE?

MAIS 2 ESTADOS
No próximo dia 11 de dezembro os 4,83 milhões de eleitores cadastrados acorrerão às urnas para decidir se desmembram o Estado do Pará em mais dois pedaços de terra: Carajás, no sudeste paraense com a capital em Marabá e Tapajós, porção oeste, capital em Santarém. O que "sobrar" já foi maculado por setores da imprensa como Pará Remanescente (com R em caixa alta propositadamente)
Certo que o Pará é o 2º > estado do Brasil, com área de 1,23 milhão de km², superior à Colômbia, ou ainda quase 5x > que o Estado de São Paulo, mas isto não me parece argumento para que se decida pela divisão. Que acarretaria toda uma necessidade de instalação da máquina pública bem como dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
Segundo o censo de 2010, o PA tem 7,57 milhões de habitantes e apresenta um povoamento esparso com grandes áreas com baixa densidade demográfica e outras com alta. Santarém com 295 mil habitantes e Marabá com 230 mil seriam as capitais dos futuros Tapajós e Carajás por serem as maiores cidades e disporem de uma infra-estrutura razoavelmente melhor que as demais e por serem as principais economias das respectivas regiões.
O quadro a seguir mostra como pode ficar o mapa do Pará e opiniões conflitantes acerca dos gastos da criação dos dois novos Estados. Sem mencionar o agravamento das distorções representativas dos Estados na Câmara Federal.
reprodução
Cabe aos eleitores paraenses ficarem atentos aos movimentos que estão sendo feitos por setores da sociedade e verficar qual a melhor escolha. Se um Pará Remanescente acrescido de Tapajós e Carajás ou apenas um Pará como agora.
No Congresso Nacional existem outras propostas para divisão do Maranhão (Maranhão do Sul), Piauí (Gurgueia) e territórios no Amazonas e Mato Grosso. Sendo assim, porque não desejar uma divisão em São Paulo e Grande São Paulo? Reavivar o antigo estado da Guanabara? Criar mais municípios? Dividir seus bairros... Quarteirões?
A votação será eletrônica e o resultado, em função disto, deverá ser conhecido horas depois. Não moro no Pará e sei que quem decidirá não será o pessoal do "Sul Maravilha", mas como brasileiro torço que a divisão não aconteça. Quando perguntarem "qual capital do Pará?", espero que Belém seja a única deste vasto Estado de tão preciosa importância cultural para a vida do país.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MISTURADA/MIX

Some of this days... I thought that if I can write in another language.
Ok, ok... Which of then? 
(which? Are you kidding me?)
Chi lo sà?
Porque no creio que Io puedo escrivir en outra lengua. Cervantes vá a perdonarme. Pero, voy hacer una aventura. Oscar Wilde, por favor, creame: mys intenciones son muy distintas.
My mother language is portuguese. I love it. And I agree that portuguese is one of  the most dificults languages to learn in whole world.Yeah, we are "osso duro de roer".
Yesterday, I was thinking to myself: Can I?
Or, must I?
Maybe my heart needs to...
Because it's possible exist some murder (first degree) in a grammar, or english, or spanish and or italian.
But, I followed my brain and I cried all night long to imagine how my life goes on without you, my love. My dearst love!
Poor body; my body hearts every memory. When I walked in the park,
At the airport
At home in the night, at work in the crappy days
and in my bed.
Why did you do what you do? Answer me. I need like the air penetrating in my lungs.
Before all this things, you used to say "just two of us".
Answer me! Otherwise, in this tropical heat, I'm gonna burning in front of you, and after, I'm gonna burning you.
Watch me!