terça-feira, 28 de setembro de 2010

024 - QUANTO VALE?

Outro dia deitado na cama em uma sexta-feira de primavera - nublada - olhando para o teto recém-pintado em um tom quase branco, Duílio viu que por mais que esperasse a hora de chegar sua felicidade o tempo não lhe era muito chegado não. Nu, apenas vestindo um gorro em razão do frio porque depois que lhe dera na cabeça raspar a própria sentia um frio da porra, percebeu que sua bexiga cheia iria começar a reclamar seus direitos. Preguiçoso que estava tentou "se" demover da ideia de correr para o banheiro e se aliviar.
Bem, esperou por mais 5 minutos e foi. Voltou tão rápido que nem deu tempo de suas pernas peludas tiritarem de frio. Isto acontecia em uma apartamento da Vila Mariana.
A poucas quadras dali, já no entorno do Parque da Aclimação, seu amigo Simão, fazia o café após uma intensa noite de sexo. Viu que estva esfolado em razão de tanto esforço feito na madrugada mas ele se alegrou até com isto porque afinal uma de suas práticas favoritas dizia respeito a judiar de seu corpo. A xícara fumegava.
Ainda deitado, Duílio passou a mão no telefone e ligou para o amigo.
"Pelo menos é sexta hoje. E ficar na cama em um dia como este é bem foda. como se eu tivesse algo dee sério para fazer. Não tenho, mas vou ligar para ele e marcar algo.
--- Simão, meu amigo fodão, acordado já?
--- Não fiu dormir. Mas nada de aditivos para o nariz. Foi aditivo para outra parte.
Nossa, ele está rindo. A noite deve ter sido boa mesmo.
--- Te liguei para combinar sobre hoje à noite. Mas eu estava vendo um filme aqui na cama, peladão, que o ator protagonista não se vendeu mesmo após ser chantageado, mesmo precisando do $. Achei muito massa, porque mostra bem o que eu sempre...
--- Lá vem. Cara, todo mundo tem o seu preço. Alguns mais alto, outros mais baixo. E tem aqueles que você compra quase de graça. Infelizmente, de ontem à noite até agora eu paguei caro. 
--- Eu não tenho preço não.
--- Claro que tem! Todos têm. Esta história verdadeiramente da carochinha que existem aqueles que se mantêm intactos, incorruptíveis, é mentirada das boas.
--- Você acha mesmo isto?"
E ficaram conversando por horas a fio. E a intimidade de ambos era tanta que seguiram falando no viva voz enquanto no banho, no chamado da mãe natureza e por mais uns 40 minutos. Duílio não queria acreditar que todos têm o seu preço. E todos têm, segundo Simão.

sábado, 25 de setembro de 2010

023 - AS PESSOAS DO ESPELHO III

"E os que têm muito poder? Nossa, estes acho que são os piores de todos, piores que aqueles que são os narcisos de quatro costados. E acho que sei porque eles são assim. 
Tem a ver com a mediocridade dos homens mesmo. Ou não é maior das mediocridades se julgar acima de tudo porque você é dono/presidente/rico ou coisa que o valha? Será que na mente deles, ou seja, será que pensam que porque tem mais $ eles são de fato superiores? Porque deve ser isto né Já que $ significa poder nesta podridão humana que vivemos. Arrogância, nariz lá em cima. Que odioso!
E como eles são podres... Até o último cabelo do rabo. Deveria arrancar um a um com uma pinça e dizer a eles "e agora, quem tem o poder hein?"
para mim, aqueles que entram nos lugares com uma atitude de superior simplesmente porque são o que são merecem uma carraspana da vida".
Simão havia voltado do "repouso" imposto - por um otorrino - de dias do trabalho e das noites pelos bares, mas tão logo acabou o dito descanso ligou para o amigo que não via há duas semanas louco de vontade de sair e encher a cara e a mente com o que pudesse; e sugeriu para a "reentrè" um local daqueles de meter medo nos "riquinhos" das mansões Jardim Europa ou dos tríplex da Vila Nova Conceição.
"--- Duílio, meu velho e louco amigo, tenho $ aqui para gente gastar à noite toda, quiçá uma parte da manhã toda. Quiçá pela tarde também. Para que ter $ e não poder esfregar na cara de quem eu quiser comprar? Sim, porque você sabe, se eu pudesse, eu compraria pessoas. Não fala nada não. Não me venha com esta baboseira que "ah, as pessoas são pessoas... não devem ser vistas assim... 'Bobagens, meu filho, bobagens', como falou aquele baiano chato.
--- Nossa, nem vou me dar ao trabalho de redargüir...
--- Nossa, nem vou me dar ao trabalho de te achar um chato. Redargüir! Só você mesmo. 
--- Meu tempo não está à venda não.
--- Mas sua amizade sim! Para vai, passo aí às 22h. Calma, é brincadeira, você é meu amigo e acho que a lista termina por aí. Aliás, e você sabe, é o único que não se acanhou diante da montanha de $ que eu tenho.
--- Olha... te ligo depois"
E assim terminou a conversa. E Duílio ainda maisw raivoso com a petulância do amigo em se colocar em um pedestal só porque pensa que pode, pensa que manda, que desmanda e tudo mais. 
"Bem, ele tem poder e $. Nem poderia ser diferente. Tão humano quantos os outros 7 bilhões de habitantes".

domingo, 19 de setembro de 2010

022 - AS PESSOAS DO ESPELHO II

De uns tempos para cá, Duílio - mais atento e perspicaz - havia percebido que qualquer pessoa pode ser uma 'pessoa do espelho'; que existem aos montes em qualquer lugar do mundo seja em Timbuctu ou Nuuk e que portanto as pessoas são mais parecidas do que ele houvesse suposto lá trás, na adolescência, onde viveu um mundo entreaberto à vida. A porta era pequena e ele... Bem, ele com sua 'desenvoltura' nada nata em esportes, penou um tanto.
Voltando à questão dos espelhos em espalhados com espetáculos de beleza para si mesmo e para os outros verem e admirarem e para por aí. Claro, eles não podem nem devem ser importunados do alto de sua beleza física tão distante do relés mortais. Assim como os espelhos do poder do dinheiro, da força física, do intectualismo e do machismo que também não admitem questionamentos tampouco troca de lugares.
Claro que para ele as pessoas do espelho em princípio seriam tão-somente as pessoas lindas dotadas de beleza estética que faria fruir qualquer Narciso contemporâneo.
"Eu acrescento mesmo todo aquele que de alguma forma usa de seu poder, seja lá qual for, para se sentir superior aos outros desmanchando qualquer atitude de aproximação. Aquele idiota que joga futebol e se acha no direito de espezinhar, humilhar até ,os outros só porque uma boa parte da impresa e um bando de idiotas o colocaram lá. Lá em cima, acima dos mortais. Mortais que o admiram. Admiração que eu não tenho. 
Têm vários em várias áreas. É claro que todo mundo tem responsabilidade nesta inversão de valores que faz do espelho a arma mais poderosa e na mesma medida uma carapaça anti-outros. Que mundo que eles vivem?
Então, àqueles (as) que possuem muito $, que são muito bons no que fazem, que são tidos pelo senso comum como lindos (as)... Deveria mandar um recado mas de que adiantaria? De nada. Porque mudar a forma como encarar (eles nem encaram às vezes) o 'restante' da humanidade 'se a humanidade está aqui para nos admirar, nos pagar, babar ovo, para ter medo, ter admiração'.
O espelho para os narcisistas é sua melhor companhia. Para a turba do populacho resta continuar olhando. E cada vez mais separando uns dos outros. Aliás, onde é que estas pessoas vão parar? Porque existem mais 6,7 bilhões no mundo e todo esta gente não é melhor. Tampouco pior".
Calmo e treanquilo que era, quando via este desprezo aos outros tinha ganas de avançar na pessoa e dizer-lhe verdades que se proecessadas ou não deveriam ser ditas. 
O cara do aeroporto nem mesmo murmurou um agradecimento, só o fez balançando a cabeça.
"Não é porque você se destaca, é o melhor, o mais fodido, que os outros devem ser olhados ao longe com aquele olhar enjoado, nojento".

sábado, 18 de setembro de 2010

021 - AS PESSOAS DO ESPELHO I

Verdade que depois do acidente de trabalho de seu amigo Simão, as noites de bebedeira ficaram incompletas e aéreas por completo mesmo que o bar de Congonhas riscado do mapa foi.Gostavam de ir lá para variar dos botecos meia-boca que frequentar acostumados que estavam, achavam por bem ir a lugares outros. Claro que isto motivava-se pelo fato de lá no aeroporto haver pessoas mais interessantes e mais ricas na mesma porporção de haver pessoas mais segragacionistas.
Talvez mais bonitas também. E mais ainda apartadas do restante.
"Também com aquele banheiro vigiado por dois funcionários metidos naqueles uniformes que parecem de presidiários...? Nem deu para ficar 'ao léo' dentro do compartimento. Apesar de que eu podia ir sozinho porque ele só vai sair do molho amanhã e um cara sozinho assim não dá nada. Posso até vestir-me como um canalha disfarçado de poderoso. Lá em acho que passo sem ninguém perceber. Não demora Duílio, porque é 'melhor pensar depressa e escolher antes do fim'. Eu devia ter pegado mais lá na casa do João Monumento. Agora já foi, porque que se foda! eu tenho o suficiente aqui".
Táxi, que ficou quase R$ 50, estacionou e ele depressa como um raio desembarcou sem pegar as moedas de troco porque apertado que estava, resolveu ir ao banheiro para obedecer o grito da mãe natureza que àquela altura arrepeiava os pelos todos do corpo, da nuca ao pé passando por todos eles.
Foi então que viu um daqueles modelos famosos que ainda ganham menos que as modelos. Esperando como um ser qualquer, do mundo dos mortais, ele sentou-se ao lado duas poltronas depois.
A movimentação toda de Duílio, barulhenta e atabalhoado como sempre nestas circunstâncias, chamou a atenção do 'magnânimo' Apolo. Bem, mas foi por alguns segundo apenas e ele mais do que rápido voltou a ajeitar o fone no ouvido e divagando em seu mundo mítico de espelhos e narcisos floridos - ou não - na primavera das calendas gregas.
"Deve estar me achando um atrapalhado de marca maior. Se ele soubesse o que eu tenho aqui no bolso do meu jeans ele ficaria todo contente em falar comigo. Mas com esta cara de quem não pertence ao mundo ao qual pertenço, deve ser mesmo um antipático.
Nossa, agora que eu vi. Tem um pacote caído perto do pé do Apolo dos Trópicos. Sapato preto lustradíssimo. Bem, a sola me mostrou mesmo que é italiano".
Entortando-se todo para poder ver o que entreaberto continha o envelope ele se abaixou e fingiu amarrar o seu tênis-bota para poder disfarçar a verificação.
"$ e a passagem, eu acho!"
Em um átimo, ele pegou o envelope sem que o Apolo Modelo Sobreumano desviasse a atenção da música que soava naquele instrumento.
Duílio o cutucou no ombro. E ao virar-se para o mortal habitante ao seu lado, fez aquela cara típica de quem é importunado em seu mundo particular de devaneios superiores de narcísicos homens. Mal olhou para Duílio pensando quiçá o que este homem quer com ele.
"Nossa, que cara mais idiota! Não devia ter pegado nada do chão".

domingo, 12 de setembro de 2010

TODOS OS DIAS APÓS O DIA 11

RANCOR E VINGANÇA SÃO O INFERNO
Existem, e haverá de existir sempre, ao longo da (manchada de desmandos) história aqueles que se arvoram no dever de consertar o mundo carregado de sentimentos que vão desde a vingança, ao ódio, passando pela sociopatia, chegando ao zênite da canalhice. Vejo assim o que aconteceu naquele dia em Nova York - a capital do planeta, para o bem e para o mal - naquele marco onde ficavam as torres gêmas.
E porque consertar o mundo? Bem, este argumento é somente uma partezinha do imenso iceberg que é a mente humano quando ela se junta com seus iguais nestes pensamentos medonhos que, vira e mexe, habitam os meandros da psique humana.
O que ocorre, em minha modestíssima opinião nem de pró-americano muito menos de extremista islâmico, é que a vingança anda lado a lado com o fator "consertar o mundo" (nos próprios moldes) no caso dos loucos seguidores do imbecil barbudo que nem homem é de aparecer e sentar em uma mesa de diálogo e bater o punho dizendo o que quer.
Não. Ele é covarde.
Ele é menininho mimado.
Ele é uma alma putrefata.
Ele é eivado de ódio, espumando este sentimento em qualquer um dos milhares que morreram.
Que coragem deste idiota, não é?
Provocar a onça com a vara curta...
Não quero entrar aqui em discussão religiosa, nem vociferar barbaridades contra os muçulmanos, tampouco me assoberbar dizendo que sou cristão, fiel seguidor de um Deus de misericórdia que não faz distinção/nem descrimina ninguém.
Creio que a imensa maioria de islâmicos pensam frontalmente diferente dos fanáticos mimadinhos daquela organização vinda das profundezas do inferno (acho mesmo que o menininho barbudo tem parte com o capeta) e que se julga com a tarefa de consertar o mundo seguindo os preceitos ditados no Corão.
Como eu disse, matar, mutilar, torturar psicologica e fisicamente em nome de Deus qualquer pessoa não pode se tornar a regra para homem algum no planeta. Deus nos fez à sua imagem e semelhança e acho que o fez por uma razão: saber até onde podemos ir/fazer. E tem gente indo bem longe.
Estão errados os que matam em nome dele!
Jesus Cristo veio e morreu por todos nós. Aceito os que não O aceitam como o legítimo filho de Deus: os muçulmanos e judeus. Eu aceito, porém discordo sem levar adiante qualquer sentimento de prevalência sobre este ou aquele. Afinal, quem decide no dia do juízo final para onde iremos não é um padre católico ou ortodoxo, um pastor anglicano ou luterano, nem um rabino, nem um imã, nem um sacerdote hindu, budista...
Deus resolve, mas Ele não vai 'inventar' nada em sua vida. Você é que a inventa e esta invenção será discutida neste dia.
Retornando ao 11 de setembro de 2001: aquela organizaçãozinha de quinta categoria dos infernos matou tanta gente alegando um sofrimento perpetrado pelas mãos poderosas do tio Sam.
Isto soa resumir tudo o que escrevi em um sentimento só: ódio. Tão entranhado nas vísceras humanas permitindo uma cegueira racional na qual os imbecis creem que devem realizar a ação para os redimir.
Redimir de que?
Fico tão tranquilo que hoje em dia não existam cristãos violentamente vingativos eivados de rancor/ódio no coração (no passado, estes cristãos comentaram erros gravíssimos). Não há cristão tentando destruir nenhuma mesquita em Meca, ou poço de petróleo no golfo Pérsico.
Isto não nos faz melhores em piores que outra pessoa religiosa.
E o que me alenta e reconforta é saber que o (meu) Jesus Cristo banhou-se de Espírito Santo, foi dotado de paciência santa e que andou entre os marginalizados, os sofredores e entre os pecadores. E Ele os salvou.
Forma humana e coração divino.
E ódio algum entrenhou-se em seu corpo de homem quando esteve vivo perambulando e pregando entre os seus naquela terra hostil (parodiando uma música: o amor, se você quiser, salva um dia).
Fácil matar afirmando que Deus o mandou fazer.
Mentira! Deus jamais enviaria uma mensagem destas.
O amor, seja qualquer um porque toda forma dele vale e valerá, pode salvar um dia, um tempo, uma região, um país, todos.

RANKING CARROS

Listo aqui os mais vendidos - em unidades - até o dia 09 de setembro no mercado automobilístico do Oiapoque ao Chuí.
01. Gol 188.810
02. Uno 135.433
03. Celta 101.451
04. Palio 97.508
05. Fox/Crossfox 95.125
06. Corsa Sd 87.691
07. Siena 83.464
08. Strada 75.423
09. Fiesta H 59.280
10. Ka 57.679
11. Voyage 52.130
12. Prisma 43.056
13. Sandero 42.518
14. Agile 40.367
15. Saveiro 40.202
16. Corolla 36.401
17. S10 28.559
18. Ecosport 27.926
19. Fit 26.541
20. Fiesta Sd 26.479
21. Montana 26.002
22. C3 25.590
23. 207 H 25.184
24. Punto 24.018
25. I30 23.060
26. Palio Weekend 22.847
27. City 22.319
28. Logan 22.291
29 . Tucson 21.643
30. Hilux 21.617
No site da Fenabrave (que deveria ser atualizado diariamente - como está escrito na página "mais vendidos" - mas não o que ocorre. De toda forma, lá você pode ver os números por Estados. E há algumas variações no ranking, obedecendo às idiossincrasias de cada uma das 27 unidades da Federação.
ps- http://www.tela.com.br/dados_mercado/maisvendidos/index_cubo.asp?codItem=13&ws=f&acesso=true&log=9205

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CAMALEÃO E OUTROS

DOS DISFARCES MIMÉTICOS
Alguns dos bichos mais fascinantes pelos seu modo de se preservar, ou seja, manter-se vivo diante de tantos predadores que convivem no habitat, possuem o mimetismo como força propulsora de vida. O camaleão, réptil bem das antigas aqui da Terra, é um destes que se disfarça atualizando sua cor de acordo com o ambiente em que está. Pode ser verde, amarelo, marrom escuro... e de tons diferenciados. Com seus imensos olhos esbugalhados que perscrutam quase em 360° e indepedentes entre si (do cacete não é!) eles podem ver o inimigo e, praticamente estáticos, se 'impregnam' de um tom verde caso estejam entre folhagens. Imóvel. 
Já no mundo dos 'superiores' mamíferos bípedes detentores de raciocínio não há sequer uma transmutação de melanina que nos faça mudar a cor da pele; o que, entretanto, está longe de significar que somos imutáveis, portanto, transformamo-nos em mestres do disfarce.
Vendo assim pode parecer que basta pôr uma máscara na cara e sair por aí pensando que é carnaval em pleno setembro (bem, tem lugar que pula o carnaval 365 dias por ano... deixemos isto para lá) e achar que tudo está bem. Longe!
Porque máscara 'técnica' a gente pode pôr mesmo, qualquer um, e todos virem e pensarem que é apenas um brincadeira. Afinal, uma máscara sintética não disfarça o carácter nem intenções.
A outro, a máscara metafórica, desta eu tenho um receio fortíssimo. Esta a pessoa se apresenta com a cara que Deus lhe deu, vemos esta cara e daí formamos opinião. Só que esta 'máscara' pode enganar do começo ao fim, ou o que é pior, enganar ao fim de uma jornada, de um relacionamento...
A cara-de-pau é tamanha que corremos o risco de crer em algo que não seria possível: quis dizer que se a pessoa se apresenta de forma aberta e com a cara que Deus lhe deu... Pensamos que "não pode haver mentira, desfaçatez, nesta cara limpa, aberta".
Temos aí um dos maiores riscos para viver aqui no planeta.E quem pode dizer que nunca foi enganado/ludibriado? Ninguém, não é?
Quanto aos camaleões, estes são os enganadores do bem; e ainda por cima, comem moscas.
Quanto aos humanos, estes são predarores do mal; eles devoram nossa sanidade.

domingo, 5 de setembro de 2010

020 - ORDEM PARA FORA

Dominação para subverter a ordem?
Qual ordem? Qual delas?
Porque temos muitas destas ordens tirânicas de déspotas que se travestem de amantes da democracia.
Hoje 'eu tenho o espinho do carinho' e quem me olha só... Nem imagina a super sobrevivência que eu e outros tem que ter; da linha agarrar-se com unhas e dentes à uma única tábua de salvação.
E as ordens são para todos. Quer dizer, para muitos. Para alguns poucos serve mesmo de fachada para que os 'ordeiros' mantenham-se fluidamente no poder, escorregando feito casaca de banana.
Aí eu me vejo perdido, olhando à volta em um giro de 360° para tentar entender esta guerra de ordens sem fim. 
Tem que ser assim? Para gente ficar mareado de tanto enjoo de ver tantas abomináveis, de escutar tantas ordens medonhas.
Vou dominar a ordem que a sociedade impôs.
Vou viajar dentro do meu peito e fazer bater, involuntarimente, o músculo primeiro por alguém que saiba que ordens são apenas ordens; e que delas, quero estar a "centenas de milhas daqui".

019 - SACANAGENS DE MONTÃO E À TOA

Duílio possuia uma revolta internalizada quando ele via/sabia de tantas atrocidades feitas uns contra os outros; já Simão, quando a ele era retratado a tal revolta, limitava-se a dizer que os homens são assim mesmo e que não há remédio que faça reverter o quadro de insanidade do mal que avança pelos cantos (redondos) da Terra.
Percorrendo o caminho do parque até o apartamento dele, ambos conversavam sobre as relações entre as pessoas sejam quais fossem. Estava calor para época e a sede e o suor se fizeram presentes reclamando um poucop de água fresca e sombra. foi o que fizeram embaixo de uma grande pitangueira solitária. Sim, há árvores frutíferas pela São Paulo de 11 milhões de habitantes.
"Será que também somos díspares nestes aspectos, os da crueldade e desrespeito humanos?
--- Por exemplo, os caras que inventam vírus de computador... Ou melhor, nem deveríamos precisar desta joça.
--- Também acho que não, ainda mais sabendo que os caras que 'produzem' o tal anti-vírus, sei lá ouvi falar, ou li não sei onde, que são os mesmos que fabricam os vírus. Ou seja, a gente só se fode mesmo.
--- Verdade! E só para ganhar mais $... mais $... mais... mais... São uns canalhas dos infernos.
--- Nem adianta vociferar assim. Porque as coisas são do jeito que são e é melhor você se adpatar a elas ou o mundo de lhe come o fígado cortado para porção.
--- Quanta sacanagem! Este lance de vírus de computador é uma foda porque você pode perder tudo porque um filho do capeta resolveu que para ter mais $ ele deve montar nos outros para arrancar reais e cada um que se lixe em esfera federal/universl. Porque? Será que para ser um burguês há que se seguir a cartilha 'Dos canalhas para os aprendizes de canalhas'? Tudo isto só para aumentar a conta bancária. Nem sei se acho feio ou triste.
--- Eu acho uma porrada na nossa cara mesmo. Mas... 'em Roma faça como os romanos' diz o ditado... 
--- Eu sei, você tem um anti-vírus do cacete no seu pc. Mas você acha correto?
--- O que? O lance do vírus? Claro que acho, só que eu me amoldo para sobreviver.
Esperava por outra atitude dele. Verdade que eu não deveria me surpreender pela razão que o Simão apresentou... ele é tão adaptado - 'moldado' - a este mundo e talvez viva melhor. Pode ser que o pragamatismo ponha as pessoas nos devidos lugares. E é isto que os inventores dos vírus cibernéticos desejam. O que me causa exasperação do cacete é que eu sou um burguesinho amarrado pelos vírus (e todos os afins...) inventados nas profundezas da mente do homem. E que anda desbalanceada, igual aos circunvizinhos navegantes desolados que conheço".
Ainda que a pitanga colhida estivesse meio verde, remeteu-o à infância na casa de 1929 em Itapetininga e o dia desceu pela suavidade.